quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A lepra de cada um - Lucas 17:11-19
Imagine uma criança pequena, com sua chupeta. Vem outra criança e toma sua chupeta e sai correndo. A primeira entra em desespero e, entre lágrimas, diz: "Deus, me leva, eu não quero mais viver!".
Uma mãe com filho nas drogas. Ora todo dia. Não sai da igreja. Tem fé. Mas, chega um dia que ela vê o filho sendo preso e diz: "Deus, eu não quero mais isso. Se é para viver assim, prefiro morrer!!"
Ambas são situações de desespero, mas para cada um, é um grande problema. O problema é como lidamos com esse problema.
Os leprosos queriam ser curados. Jesus então, diz: "Vai e se mostrem aos sacerdotes...e foram curados" (v.14). Enquanto seguiam, eram limpos. Mas um deles se volta e se prostra. E adora. Então, Jesus diz: "A tua fé te salvou". Os 10 foram curados. Só esse, que adorou, reconheceu, foi salvo.
É algo para se pensar. Porque não houve "cura", apenas. Houve "salvação". E isso muda tudo.
Esse leproso que, de curado foi salvo, era samaritano (portanto, não judeu, assim como nós) e Jesus, creio, estava lhe ensinando a verdadeira fé, o ser grato, que Ele era o Messias. Os judeus jamais aceitaram isso. E o principal: que há coisas mais importantes que o milagre ou a cura.
Dos 10 leprosos curados, só um retornou, adorou e reconheceu que Jesus era Deus. E há coisas que Deus pode fazer em nossas vidas que são mais importantes que o milagre da cura. Os milagres, nem sempre, revelam quem é Jesus. Portanto, o milagre não é mais importante. Hoje, as igrejas mostram o milagre, através de Jesus. As pessoas podem ser curadas. Mas não sabem como buscar "salvação". Cada vez mais as igrejas curam. Cada vez menos, elas levam ao caminho de salvação. Quando Jesus perguntou aos discípulos quem diziam que Ele era, ouviu: "Dizem que Tu é a reencarnação de um desses profetas". Reencarnação...? Então, Jesus percebeu que, mesmo depois de todos aqueles milagres (andar sobre as águas, curar enfermos e cegos, ressuscitar, etc), não conseguiram saber quem Ele era.
Jesus quer dizer que o milagre não é o que Ele tem de mais importante em nossa vida. E Pedro (assim como nós!) só soube quem era Jesus, por intermédio do Espírito, que o revelou.

A lepra era sinal de maldição. Todos eram excluídos. Quem começava a coçar, era sinal de lepra. Sinal que a vida acabou. Os 10 leprosos não se aproximaram de Jesus. Eles viviam pela metade. E com muita carência. Mais que a cura física, um leproso precisava de "inclusão", restauração, dos sonhos, do futuro. A pessoa morria antes da morte chegar. Jesus queria dar vida em abundância, salvação, mas eles, os 9 (nove), só queriam "cura".

A Palavra de Deus nunca volta vazia. Jesus curou ontem, hoje e sempre! Pense: O que nos impede de viver intensamente (em abundância)? Se está lendo, é para você. A lepra não tinha solução. Talvez, assim como o seu problema agora...

Jesus nos mostra que, a cura só é possível àquele que não permitiu que a doença chegue na alma. De longe, Jesus os ouve e os vê, e manda apresentar-se aos sacerdotes. Mas os leprosos sabiam que não seriam recebidos. Estavam com lepra! O segredo aqui é a obediência: "indo, eles ficaram limpos". Jesus mandou? Obedeça. Não deixe que a doença chegue até a alma e você não veja mais, perca a esperança, entre em desobediência, e só é possível agradar a Deus, pela fé. Esses leprosos poderiam ter pensado: "Xi, não vamos. Não seremos recebidos. E Ele nem nos curou...". Porque o texto diz que "indo, foram curados" (v.14). É no caminho, é indo, obedecendo, que foram curados.

Para alguns, a doença chega na alma rápido. Uma unha encravada, pede pra morrer. Um desemprego, pede pra morrer. Quando uma mãe tem 10 filhos, morre um, ela diz: "Ah, minha vida acabou...". Mas e os outros 9 (nove)? Não valem nada? Deus nos diz: Não deixe a enfermidade chegar na alma.

Jesus não colocou a mão, não repreendeu, não orou, nada disso. Jesus disse: "Ide!", e eles foram. Isso é obediência.

Quando Jesus vê que eles foram, venceram a estagnação...Jesus libera a cura. Há pessoas que não abrem mão daquilo que resta (sobrou tão pouco) por causa daquilo que falta. Adoecemos. Deus levou um filho? Sim, mas ficou a esposa. Ainda resta esse "restinho" de amor...então, agarre com todas as forças, desse fio de esperança: "Eu vou crer com esse restinho de fé que ainda tenho, e não vou abrir mão do restinho que eu tenho pelo que me falta!"

Você entende isso?


Se aconteceu alguma coisa, culpa a todos? Ninguém vale nada? Desistiu do restinho que tem, pelo que falta? Diante do seu problema, você continua a viver ou desistiu de viver?


Os 10 leprosos ao ouvirem a ordem de Jesus, foram. Independente do que eram. "Ir" é vencer a estagnação. O "obedecer" dos leprosos é o que tem que nos mover agora. O seu "ir" pode mover outras pessoas...

Quando mostramos á Deus que estamos com um problema, mas NÃO abrimos mão da vida, o Senhor nos ajuda.
Quando estamos com problemas, e adoramos a Deus com o problema, o Senhor nos ajuda.
"Eu não tenho razões para adorar a Deus...". Aprenda a adorar a Deus, sem razões. E Deus mostrará "razões" para que o adore.
Adore a Deus desempregado, do mesmo modo que trabalhando.
Jeová Rafah - o Deus que sara.


NaquEle que, sara a nossa terra, se estivermos em obediência.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.