sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sofrimento - Gênesis 3:17
O sofrimento é humano.
Qual o princípio do sofrimento? "...em fadigas e dores obterás dela o sustento..." (Gênesis 3:17)
O sofrimento, portanto, é o resultado da desobediência ao Pai. O ser humano de tornou frágil, propenso a enfermidades e todo o ambiente ficou perigoso ao homem. Toda a criação foi imersa num ambiente de sofrimento.
Logo, após a queda, viver é sofrer de alguma maneira, como diz um pastor querido. Ou "quem planta vento colhe tempestade" (Oséias 8:7).
Um exemplo claro são as chuvas de verão em São Paulo, cidade que nasci. Ao longo do ano são construções desenfreadas, redução dos canteiros de grama, lixo nas ruas, deslocamento de terra, entopem os bueiros...pronto! Está feita a tragédia. E ainda me perguntam: "Você que conhece, porque Deus permite que essas coisas aconteçam? Ele não ama a gente?". 
Deus não tem nada a ver com isso. Só se explica pela ganância do homem.
Deus mantém o mundo funcionando: "Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, dia e noite" (Gênesis 8:22).
Não há um sequer que faça o bem.
O sofrimento é algo humano porque ao comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, desobedeceu a Deus, então a raça humana definiu que a marca de sua natureza, seria a maldade.
E isso só não é pior porque há uma atuação da Graça sobre nós, que ameniza. Nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra os poderes que dominam completamente esse mundo (Efésios 6:12).
A humanidade fez uma opção: não quero mais ficar debaixo das mãos de Deus. Então, ao romper com Deus, colocou-se debaixo da opressão dos seres malignos. Simples. E esses seres são os que, além de nos atrair para a sua rebelião, é nós sendo rebeldes, caídos, passaram a nos controlar.

Nosso sistema econômico/social é baseado em algumas regras, no mínimo, duvidosas: "antes ele do que eu", "Quanto mais poder, melhor", "a lei de Gerson", etc.
E onde colocamos "amar o próximo" se somos ensinados a agir "cada um por si", se quisermos sobreviver nas empresas?

Mas..."porque não acaba com tudo?".
Porque a Graça ainda está sobre nós. O mundo não é consumido porque Deus, em sua infinita bondade, está nos esperando.
Porque "alguém" estabiliza tudo, e nos permite acordar, trabalhar, se emocionar, comprar, pagar, amar, andar e dormir. Há um estabilizador que não permite a queda total, a escuridão total. Caso contrário...

Deus está administrando tudo o que nos acontece para que o final, seja o nosso bem. De modo que, tudo o que nos acontece, é de alguma maneira, para nos abençoar. Mas o sofrimento é necessário. Não há crescimento, amadurecimento, sem a vivência da dificuldade. Se você apenas souber da dor de alguém, até o emociona, mas você segue a sua vida, sem nada mudar. Mas quando você vivencia a dor, você consegue dar valor a coisas que jamais imaginou.

"Antes, eu te conhecia de ouvir, mas agora, os meus olhos te vêem" (Jó 42:5)

Deus nos aperfeiçoa, assim como o barro, antes de virar um vaso.


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.