segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Família (pte.2) - II Timóteo 3:1-7 
A criança nasce ingênua, sem maldade. Só sabe chorar para comer ou fazer xixi e cocô. Onde ela aprende a barbarizar? Onde ela é deformada?
Na família.
Acredito que a solução não seja apenas punição. É prevenção. Quem tem filhos, sabe. Sempre ouvi: "Que mundo nossos filhos herdarão?". Então mudo o conceito: "Que filhos deixaremos para esse mundo?". A sociedade de transformou porque a família se transformou. E a família se transformou porque o indivíduo se transformou. E não foi para "melhor"...

Sempre ouço que a família, por assim constituída, é uma instituição falida. Ok, mas a família não é formada por indivíduos que, um dia, se amaram e resolveram casar? As pessoas pensam que investindo em si mesmas, trabalhando, obtendo diplomas e mais diplomas, vencendo no trabalho e ganhando dinheiro, compensarão o fracasso que temos em casa. Ou fugindo daquilo que eu não consigo, e me escondendo daquilo que me dá trabalho: a família.

Não há como termos uma sociedade equilibrada se as pessoas não investem na "família". Ela é que gera a sociedade. Hoje, essa mesma célula, gera enfermidades. É ela que me deprime, é nela que adoeço, é ela que me rejeita, ela me transforma em pedra, que me "coisifica", nela conheço a rejeição. Mas não podemos culpá-la, matá-la (como querem alguns) para acabarmos com o mal instaurado em nossa sociedade. Ao contrário: estamos querendo acabar com a família, sendo que ela é o fio condutor para sairmos dessa crise. É o mesmo que fazem com os drogados das ruas. Vão tratá-los numa clínica, sendo que o único tratamento é o combate ás drogas, ao tráfico. E isso, sabemos, está longe de acontecer.
E o resultado dessa sociedade é devolvido para nós.
Ou alguém fica tranquilo ao parar num farol e ao lado encosta uma moto com 2 pessoas? Lembra? "Medo"...


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.