domingo, 28 de abril de 2013

Amigo ou amigo-Judas? - Mateus 26:47-56 - "Amigo, ao que vieste?"
Judas era amigo de Jesus, pois assim o chamou. Você conhece a história. Judas tinha que apontá-lo porque Jesus era igual ás pessoas a quem pregava. Era um pastor que se parecia com seu povo. 
Jesus conhece nosso coração. Além de saber qual era a sua hora, tambpém sabia que seria traído. Alguém tem dúvida?
"Amigo" - você chamaria alguém que sabe que irá te trair?

Até amigos podem nos trair.

Porque se é seu inimigo, não se espera nada. Mas de um amigo você não espera traição. Alguém que tenha intimidade, que frequenta sua casa? Jamais. 
Beijo? É sinal de intimidade, afeto, carinho. Quando se está apaixonado, é beijo na boca. Mas quando o casal está se afastando, o primiero sinal é deixar de se beijar.

E Jesus ainda diz: "A que vieste, amigo?".

Trair um homem que me deu tudo o que tenho, que irá morrer por mim, qe dividiu a história da humanidade, e o valor foi de 30 moedas de prata. E Jesus ainda retribui, também lhe beija. E isso está registrado para que nós, eu e você, saibamos que um amigo pode sim, nos trair.

Jesus tinha cada amigo... Todos fugiram. Hoje em dia "malham o Judas", mas todos fugiram, não só Judas.

Jesus se relacionou com Judas, esses amigosque não sabem retribuir a amizade e que nos decepcionam. Mas não deixam de ser vistos como "amigos". Entre os 12 discípulos, havia 3 que eram mais chegados. Desses 3, havia 1 que é conhecido pelo "discípulo que Jesus mais amava". Só que, quem escreveu isso foi o próprio João...
Até Jesus, que conhece o coração de todos, foi traído. Mas Ele sabia que sua hora havia chegado. Jesus nos ensina que até os ammigos traem, cuidado com quem chama de "amigos". Amor e ódio fazem parte da volição, nosso coração vai se acostumando com nossas vontades. Amigos podem gerar amor ou dor.

Quem são nossos amigos? E quem são os amigos-Judas?


Amigo á luz da Palavra é quando este amigo sabe que temos outros amigos. E ele, por ser amigo verdadeiro, saeb que eu, que sou seu amigo, também tenho outros amigos. Amigo não é ciumento, possessivo ou egoísta.

Judas não considerou o que Jesus era para os outros 11 apóstolos e discípulos. Não conseiderou a importância de Jesus para a história da humanidade, porque Judas já sabia que Ele era o Messias. Não considerou que Jesus tinha relações com outras pessoas.
Amigos-Judas acham que são donos de nós. Não liberam com facilidade, não abrem mão, mesmo que seja para o bem, se sentem no direito de barganhar seus amigos, de prender seus amigos, de trair seus amigos, em nome do ciúme. Acham que só eles são os "amigos".

Temos esses amigos e eles nem sabem que são assim.

O verdadeiro amigo, ouvindo uma discussão sua com sua esposa, mesmo que faça tempos que se vejam, ao desligar diz: "Prioriza sua família. Vai. Depois a gente se vê, joga outra hora. Ela é prioridade, não perde essa benção!". Jamais diria: "Sua mulher enchendo de novo? Manda ela lavar roupa. Vai perder nosso jogo? Sua mulher manda em você agora?". 
Pronto, você já sabe quem ele é.
Quantos mentem para que você limpe sua barra com teus pais ou esposa? Você anda por caminhos que não são corretos, trai e mente, em casas de massagem ou enchendo a cara num bar e seu amigo o protege?
Sua mãe não dorme, Sua esposa está lhe esperando. Seu filho está aguardando só para te dar um beijo de boa noite. E os amigos-Judas te zoam, falam mal de você por trás. Como a vida deles está? É um exemplo?

Quer colegas? Faça um churrasco. Quer amigos verdadeiros? Fique doente.


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.