sábado, 20 de abril de 2013

(continuação)
Onde está o seu coração? (pte.2) - Mateus 6:19-24
Quando Jesus disse "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam", estava chamando seus discípulos a tomarem uma decisão, de se arrepender do materialismo e voltar ao coração de Deus e seu Reino. A proposta não mudou até hoje. As Escrituras não dizem se as riquezas são boas ou ruins, mas o amor às riquezas é um grande mal (I Timóteo 6:10). O amor ao dinheiro, diz o texto, é a raíz de todos os males, desvia da fé e trará dor. Além disso, a busca por acumulação de riqueza, só trará perdas e vergonha (Tiago 5:2,3)

O desejo pela riqueza é o maior concorrente de Deus pelo coração dos homens. Embora valorizem bastante as riquezas, poucos as tem. Pouco realmente tem tesouros. E ods que tem, rapidamente se cansam dele. Me parece tolice trocar algo eterno por um prato de lentilhas. A pergunta que deve ser feita a qualquer "bem" é: "É eterno?". Se assim o for, valerá a pena qualquer sacrifício. Se não, é igual ao pó. Só os tolos pensam valer a pena o "aqui e agora".

Jesus ainda nos deixou: "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem, e onde os ladrões não minam nem roubam". A Palavra de Deus fala do desperdício da vida que Deus nos deu para trocá-la pela busca de coisas que não tem valor nenhum (eterno), nem pode preencehr o desejo infinito de um coração feito para a eternidade. 
Em Isaías 55:2 - "Porque gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?"
Nada, exceto a pessoa e a vontade de Deus pode preencher o homem. O único tesouoro que vale a pena possuir é eterno e vem de Deus. Só fazendo a Tua vontade, Senhor, vivendo para a sua glória e buscando o seu reino.

Deus prometeu cuidar de nós e atender nossas necessidades. É capaz e está disposto a encher seus filhos de bençãos. "Buscai primeiro o Reuno de Deus e sua justiça" (Mateus 6:33). O céu e a terra passarão, e o homem que faz a vontade de Deus habitará para sempre e suas obras habitarão para sempre (I João 2:17). No céu, não haverá arrependimento por ter vivido muito para o Reino de Deus, mas podemos ter certeza de que haverá muito lamento por ter vivido tão pouco para o Reino.

Diversas vezes somos confrontados com declarações aos nossos corações e revelam a verdade sobre nosso caráter"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21).

Onde está o nosso coração...?
O que ocupa nossos pensamentos, acima de tudo?
O que queremos?
Podemos dizer que Jesus Cristo é a nossa paixão?
Se alguém, que não conhecemos, assistisse nossa vida num telão, poderia dizer que vivemos para o Reino de Deus? Passamos alguma madrugada orando para a vontade de Deus seja feita aqui na terra?
Vivemos obcecados em ter, possuir, metas, competição, e isso não é ser cristão. O cristão aprende a dividir, olhar para o proximo, ver e sentir as necessidades alheias, e muitas vezes, permitir o outro passar, pois agora é a sua vez. Totalmente contrário ao que se ensina no mundo, principalmente, corporativo. E pastores e líderes de ministério estão fazendo cursos para trazer para dentro das igrejas essa competição.

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mateus 6:22,23).

A luz, na sua vida, depende do que seus olhos vêem. Os seus desejos. Nosso corpo, nossa vida, a direção que tomamos, vai em direção daquilo que os olhos vêem, ou do que o coração deseja. Se nosso coração deseja as coisas que esse mundo pode nos dar, é isso que encontrará. inclusive o ônus, que todo bônus carrega.
Entretanto, se nosso coração, guiado pelos nossos olhos, desejar as coisas do Reino de Deus, iremos persegui-las com paixão.
O "bom olho" (Mateus 6:22) tem uma visão única e sem duplicidade ou bifurcações no caminho. O foco é único. Mas se tivermos o "olho mau", veremos sempre em dupplicidade, bifurcações, pois mantemos um olho no céu e o outro nos tesouros da terra.

Como discípulos de Jesus Cristo somos chamados a buscar primeiro o Reino de Deus, pois as nossas necessidades nos serão acrescentadas. Deus sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos, pois qual Pai em ouvindo o filho pedir pão lhe dará uma serpente? (Lucas 11:11)


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.