quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mateus 9:36 - "Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor"
Assim como eu, você deve ter ouvido falar que as ovelhas estão desamparadas, mas foi Jesus quem teve compaixão.
Soube que, certa denominação, forma 40 (quarenta) pastores/ano, aproximadamente. Esperando, após sua formatura e carteirinha de pastor, exatamente o que? O que estão esperando?

Numa conversa informal fiquei sabendo que os pastores formados querem trabalhar apenas na região Sudeste (Rio, S.Paulo, Espírito Santo e Minas).
Quando surge oportunidade na Chapada Diamantina, Vale do Ribeira, sertão nordestino, Vale do Jequitinhonha, Pará, Roraima ou Rondônia, ninguém se oferece. Entendo suas razões, perfeitamente.
Mas então, porque atendeu ao chamado? Onde está o "Ide" que um dia te moveu? Algum dia disse mesmo "Eis-me aqui"? Das duas, uma: Ou nunca ouviu nem um "psiu" de Deus (quanto mais um chamado) ou não anda pela fé.
Tenho amigos que estão no Vale do Jequitinhonha (só não fui devido ao trabalho) que dizem que é só por amor. É a Graça e Misericórdia de Deus operando. Porque o lugar é muito carente. Pobre. Necessitado. Tem que ter muita fé para achar que um dia alguém lembrará destes lugares.
Há muito o que fazer. Mas não há quem seja enviado: "Eis que vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa" (João 4:35).
Os campos estão brancos, mas não há trabalhadores para a vinha.
Percebe o contraste?
Para assumir uma igreja na região Sudeste, não faltam pessoas. Reconheço que há igrejas que não enviam suporte aos missionários. Nem dinheiro, nem oração. Nunca fazem arrecadação para quem está nos campos. E quando o fazem, a "oferta" não chega. Fico triste porque tenho consciência de que, se sou um cristão hoje, é porque alguém se colocou na brecha e disse: "Vou evangelizar aquele lugar!". E o Evangelho chegou até a minha casa, minha família. Agora, se não há quem pregue, quem vai ouvir? 
"E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o Evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas" (Romanos 10:14,15).

Por não se pregar mais o Evangelho genuíno nos púlpitos, apenas teologia da prosperidade, há muita frustração por parte por parte do povo, que são levados ao engano ao acreditar num Evangelho pragmático, que oferece promessas que jamais saíram da boca de Deus, que oferece bençãos dentro de um processo de barganha com Deus e oferece orações que torcem o braço de Deus para fazer o que o filho mimado quer, gerando "crentes" (não "cristãos"!) rasos, superficiais, focados em bens materiais e decepcionados com Deus, o que tem levado muitas pessoas a achar que seguir a Jesus Cristo, sem que haja um vínculo com a igreja ou com seu corpo (outros crentes), é melhor.

As ovelhas são do Senhor Jesus Cristo, não das denominações nem dos pastores.
O sangue dos pastores é igual ao meu ou o seu, igual ao das ovelhas sentadas no banco. Porque o meu sangue não presta nem para lavar os meus pecados. Jesus sim, verteu o seu sangue sem mácula por nós. O Senhor das ovelhas, que é Cristo, não vai deixar barato! Não é á toa que Cristo está do lado de fora batendo para entrar (Apocalipse 3:20).

O problema é que a instituição-igreja está lutando contra o que deveria proteger: suas ovelhas.
A igreja não é a casa de Deus. A casa de Deus somos nós, o templo do Espírito somos nós. Porém, o lugar onde nos reunimos sim, é a igreja.
Por isso não podemos deixar nenhum irmão passar necessidade, pois Deus jamais deixaria isso acontecer na sua casa. Igreja é comunhão, comunidade, a nossa casa.

Em João 10, o Senhor enfatiza muito mais o caráter e o serviço do pastor do que a posição que esse ofício pode trazer. Deus quer pastores que sejam imitadores de Jesus Cristo:
1) Que entrem pela porta (João 10:2)
2) Que as ovelhas ouçam e reconheçam sua voz (João 10:3,4)
3) Que chamem suas ovelhas pelo nome (João 10:3)
4) Que conduzam suas ovelhas para fora (João 10:4)
5) Que vá adiante das ovelhas e elas o sigam (João 10:4)
6) Que lhes dê o correto ensino: Apenas Jesus trará                               Salvação (João 10:9)
7) Que dá a vida pelas ovelhas (João 10:11)
8) Que não seja mercenário e abandone suas ovelhas, fugindo diante das dificuldades e lutas (João 10:12,13)
9) O bom pastor reconhece suas ovelhas, elas obedecem e reconhecem seu pastor: identificação imediata (João 10:14)

Olhando para esta parábola de Jesus, as multidões tem motivos fortes para estarem aflitas e desamparadas. Entender que a colheita é grande e os trabalhadores (pastores, conforme o coração de Deus) com este perfil, são poucos. Temos a incumbência de orar, pedir ao Senhor que envie trabalhadores para sua colheita (Mateus 9:38). Orar para que envie servos, líderes, Que possam cuidar dessa tarefa: cuidar de vidas.
Essa é a essência no corpo de Cristo, uns cuidando dos outros. E dessa forma podemos voltar à Bíblia, com os relacionamentos restaurados, e diminuir o efeito maligno de abandonar o costume de nos reunir como igreja. Ainda mais que vemos se aproximar o dia do Senhor (Hebreus 10:25).

É melhor estar na igreja, arregaçar as mangas e trabalhar. Não é a minha igreja, a igreja é do Senhor. Quero contribuir para uma igreja a qual eu frequentaria.
Não importa quem está na igreja, se é cristão, mais cristão, menos cristão. Jesus já disse que separará o joio do trigo.
- "Esse cara é uma benção. Só falta de converter..."
- "E aquele cara?"
- "Esse é uma praga! Mas é cristão."


NaquEle que é a Graça, e por Ele somos salvos, apesar de nós...


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.