domingo, 23 de junho de 2013

Lamentações 3:1-20 - (pte.1)
"Lamentações" registra o profeta Jeremias, chamado por Deus a orar pelo povo. Mas não o ouviram. O povo foi para o exílio. O profeta chorava, não por ele mesmo, mas pelo povo que não se arrependera.
Após ler esse texto (v.17), percebi que nunca vi alguém tão triste. Pior, vi minhas palavras á Deus porque estou vivendo isso. Quando Deus me deu esse texto, eu precisava desesperadamente de uma palavra, pois temi pela minha vida, pela primeira vez... Comentei com minha esposa que tinha a sensação de que onde chegasse, a paz sairia correndo. Ou aquela nuvem negra, com chuvas e trovoadas, estaria me acompanhando. E lendo Jeremias lamentando, me vi assim também. Triste. Desolado. Pensando que seria melhor a morte, pois não aguentava mais sofrer perseguições, injustiças, perdas, desemprego, humilhações. Esqueci do que poderia ser felicidade...
Esse homem que sentiu seus ossos quebrados, a vida cercada de fel, é um profeta, um pregador da Palavra de Deus. Deus revela os desígnios do seu próprio coração a esse homem. Jeremias poderia estar ao nosso lado, hoje. Então, pode ser que tenha alguém como Jeremias, sentado ao nosso lado. A paz, que se tornou nossa inimiga, permite que a tristeza nos alcance. 

É duro olhar para si mesmo e pensar: "eu sou um equívoco!"
Se eu fosse escrever meu livro de lamentações, talvez não tivesse apenas 5 capítulos. Nos identificamos na amargura, na infelicidade, no medo, e que crente não passa por amargura, depressão, adversidade, medo? Que não fica doente, nem sem dinheiro? Cristão não passa pelo vale da sombra e da morte? E eu leio um livro sobre as lamentações de um profeta? Como falar em teoria da prosperidade? 
Se eu estou aqui e você também, e temos sido acusados pelo inimigo das nossas almas... Ei, você é um cristão!! Você é amado de Deus!!
E a voz do inimigo nos vem:
"Se fosse de Deus não passaria o que está passando!!" - essa é a tentação. 

Se Jeremias passou, eu também posso passar!! E o fato de estar passando por tudo isso não significa que não seja filho de Deus, porque o filho de Deus é humano. A diferença é que, o filho de Deus passa por isso, mas não permanece. Tem dia para acabar porque não é sem fim...
Se está passando por isso, assim como o profeta Jeremias, é porque você é filho de Deus, você é o amado de Deus!! (leia I Pedro 4:12-14). 

Jeremias não se prostrou a esses momentos. Mas a partir do vers.22, tudo muda. Leia e veja a transformação. 
Antes dizia que a paz fugia dele, agora a benignidade do Senhor, jamais acabará. Bom é o Senhor!
O que aconteceu? 

A cura de Jeremias, e a nossa, é o vers.21: "Quero trazer á memória aquilo que me dá esperança". Isso é lindo! 

Estava a ponto de desistir. Mas paro e reflito: "Que visão de mundo é essa? Não sabe o que é felicidade? Que é isso? Levanta a cabeça!"
Ele diz para sua própria alma: "Chega!! De tristeza, angústia...Vou deixar as coisas que ficaram para trás e pensarei no que me dá esperança!"

O que te dá esperança?

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.