domingo, 23 de junho de 2013

Lamentações 3:1-20 (pte.2)
O que nos dá esperança?  

1) Deus é misericordioso (v.22 e 23) - O problema é quando acordamos. Começa quando o despertador toca, abrimos os olhos: "Ai, meu Deus, mais uma 2ªfeira maldita!!". Quem não acordou assim? A alma já acorda derrotada. "Mais um dia de castigo! Mais uma semana de tribulação!". Se acordar assim, será mesmo uma droga. Não por pensamento positivo ou auto-ajuda: "Eis que estou á porta e bato. se alguém abrir, eu entro...e farei morada". Ok. Mas tem outro que está te esperando: satanás. Quando dizemos "o dia será uma droga!", ele agora está habilitado e autorizado, como uma "ordem", a fazer do seu dia uma droga. Porque na Palavra de Deus, poucos lembram, diz|: "Tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas" (Deuteronômio 30:19). Porque o ministério de satanás é roubar, matar e destruir. Se ele destruir o seu "acordar", ele sabe, destrói o nosso dia. Somos assim. Assim como eu, Jeremias tinha memórias das derrotas. 

Eu resolvi acordar diferente. 
O despertador toca. Com raiva eu o ouço, mas ao tocar me lembro que, se ele está tocando é porque tenho um compromisso - meu emprego! Se tenho emprego é porque terei pão e leite para minha família, por isso, hoje, eu digo: "Glória á Deus!!"
Porque sou o filho amado. Abençoado.
Há vários pais que gostariam de um despertador para que fossem trabalhar. Só isso. Mas não podem pois estão desempregados.
Quantas vezes acordamos azedos. Mas enquanto há vida, há esperança. Se esse pessimismo, tristeza, amargura, se instalar em seu coração, rejeite, em nome de Jesus!! 
Eu sei o que estou falando! 
Posso passar por absinto e fel, mas eu declaro: Minha visão vai mudar! Eu quero trazer á memória aquilo que me dá esperança... E o que nos dá esperança, é a misericórdia de Deus. Nos renova a cada manhã. E a cada manhã, digo: "Eis me aqui, Senhor!"
Ao acordar, ao invés de pensar no tamanho dos problemas, devemos pensar: "Senhor, eu vou debaixo da Tua benção pois eu sei que essa batalha não é mais minha, é Tua!" 

Se acordamos lamentando, nosso dia será uma miséria. Perceba. O segredo é acordar dizendo "Glória á Deus! Hoje é o dia da benção na minha vida!". Não por auto-ajuda, mas pela ajuda do alto, pela fé. Faça essa experiência. Até o teu banho será diferente. Deus habita nos louvores. Então cante, louve á Deus. 

2) Deus é fiel - "Grande é a Tua fidelidade". Essa é a garantia que a misericórdia não faltará, pois Deus é fiel. Ele não mente. A fidelidade de Deus é tamanha, que Deus permanece fiel, mesmo eu não sendo. Não depende de mim. Por mais revoltado, no limiar da apostasia, abandoná-lo, Ele me guarda, porque Deus é fiel. Ele não se escandaliza com meus rompantes porque Ele foi homem, e sabe. Eu tenho esperança, porque Deus casou comigo. Jeremias é avisado das promessas de Deus. Em Mateus 28:20: "Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos". Promessa. Todo dia. Até o fim. 

3) Deus tem compaixão - É mais que misericórdia (v.32). Deus nos vê triste e não deixará para sempre. Nosso Deus é alegre. A adversidade não é o final. É um curso de maturidade, porque só crescemos na adversidade. Ninguém cresce em festa. É só na dor. Quando lágrimas descem pelo nosso rosto. Alguém num hospital, uma morte na família, NUNCA mais será o mesmo (Eclesiastes 7:1-4). É melhor estar num velório do que numa festa. É lá que vemos o fim de todos os homens, nem cor, nem ricos, nem pobres. 
Um dia você vai morrer. Enquanto está vivo, viva em nome de Jesus! Não perca tempo com seu estado de tristeza. Toda provação é menor que você. Jeremias pensou que não podia, mas trouxe a fidelidade, a misericórdia e a compaixão de Deus, e conseguiu. Enquanto a morte não chegar, a única coisa que temos é a vida. Viva!  

Estamos debaixo da Graça do Senhor. E Ele nos diz que "a minha graça te basta" (II Coríntios 12:9). E se a Palavra de Deus diz, assim é...



NaquEle que está todos os dias conosco, mesmo nós não o percebendo...


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.