segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pecado. Arrependimento. E cura (pte.2) - "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados" (Tiago 5:16) 
A cultura, os hábitos e conceitos vão mudando com o passar do tempo. Aos poucos, as práticas outrora escandalosas, são assimiladas e encaradas com naturalidade. Só não podemos esquecer que a Palavra de Deus existe há mais de 5 mil anos, e ela não se adapta á sociedade da época. Os preceitos de Deus são imutáveis, porque Ele é o criador. A Bíblia é o "manual do proprietário".
Toda sociedade, independente da época, acha que pode ter a decisão que achar melhor. As pessoas não querem se submeter a qualquer autoridade, ainda mais um Deus espiritual. Acham-se no direito de determinar suas normas de conduta de acordo com seus desejos e necessidades, sem limites. Já pensou uma casa com 8 pessoas, cada um querendo viver conforme a sua norma de conduta? Imagine agora um país... E o mundo? 

As instituições (goverrno, justiça, polícia, escola, família) que deveriam estabelecer normas de conduta e exemplos, estão cada vez mais desacreditados. Assim, com a falta de modelo, o homem acaba por escolher o que lhe parece melhor, com aprovação de todos os segmentos.

O que é pecado? É infringir a lei de Deus.
É uma posição de rebelião em relação á Deus. O pecado é a opção pela auto-suficiência que gera no homem a falsa sensação de onipotência. É só ver o que o homem faz com a natureza, com o próximo, o dinheiro, a corrupção, etc. Desce ao nível da desumanização, a coisificação do homem. O pecado ilude e nos anestesia.

Einstein, físico, em 1948 disse que o problema do homem não é físico, e sim moral: "É mais fácil mudar a composição do plutônio do que o espírito mau de um indivíduo. Não é o poder da bomba atômica que assusta, e sim, a maldade do coração humano e sua força para o mal".

"Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e desesperadamente corrupto" (Jeremias 17:9)

"Toda cabeça (fonte de pensamentos e vontade) está doente e todo coração (fonte de sentimentos) enfermo. Desde a planta do pé (o andar) até a cabeça (o pensar), não há nele coisa sã" (Isaías 1:5,6)

Fizemos avanços maravilhosos na ciência, tecnologia, etc. Mas não conseguimos dominar, nem diminuir, o pecado na humanidade. O problema, ao meu ver, é que o pecado vira um hábito. Temos em nós uma inclinação natural para o mal. Somente Jesus Cristo pode nos dar uma nova natureza, pois quem está em Cristo, nova criatura é, não?

"O salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23). Quem peca, caminha para a morte. Se afasta de Deus. E fora de Deus, não há Salvação. Os efeitos do pecado são devastadores, para o corpo, alma (emocional),e espiritual. O único remédio: confissão e arrependimento.

Confessar o pecado, em situações diárias não é difícil:
Na religião é admitir a culpa (em oração).
Na psicologia, é desabafar, aliviar a consciência.
Na vida profissional, é assumir um erro.
Na sociedade, é admitir sua limitação ("eu não consigo!").
Diante de Deus, é reconhecer-se pecador ("Sou pecador" - Lucas 5:8)

Não se engane. Confissão tem que ser verdadeira, jamais superficial. Isso é tão importante que em Mateus 5:24, Jesus manda deixar sua oferta no altar e, primeiro de tudo, reconciliar-se com seu irmão. Ou seja, pedir perdão.
Em resumo, o pecador passa pela fase de reconhecer, sente a culpa, se arrepende, toma a decisão e abandona o pecado.

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e volte para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar" (Isaías 55:7)

Lembre-se: É o Espíriro Santo quem convence o homem do pecado.


NaquEle, em qual o maior desejo é nos dar Salvação.



Graça e Paz!

2 comentários:

  1. O problema em nós é o mesmo de sempre... direta ou indiretamente nós queremos ser deus... pois o pecado q habita em nós é o mesmo "GEN" de lúcifer... tem q ser do meu jeito, eu penso assim, eu quero assim... e vai aí por diante... sem nunca se importar em querer saber o que Deus quer, o q Ele pensa e o q Ele orienta...
    Abrçs...

    ResponderExcluir
  2. "Pesada" mas correta sua colocação. Fomos criados á imagem e semelhança de Deus, e aqui talvez, esteja nosso DNA correto. Mas caímos, optamos por esse mundo, criamos essa sociedade, então...
    O foco deste texto é: o q a sociedade, não cristã, acha q é pecado.
    Obrigado, e continue a ler.
    Pena q não sei quem vc é.
    Q Deus o(a) abençoe!

    ResponderExcluir

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.