segunda-feira, 23 de maio de 2016

Na escuridão, o que você faz? - Salmos 142:4-5

A proteção de Deus está conosco, sempre. Mas fico pensando: será que ela não se aproxima mais quando estamos na escuridão? Já esteve numa situação onde está muito escuro? Aquela escuridão que mesmo com os olhos abertos não enxerga nada? Perdemos o sentido da perspectiva: pequenas coisas parecem grandes, e as coisas que estão próximas, parecem distantes. Os ponteiros do relógio, fluorescentes, podem parecer olhos de um monstro. E no escuro, minhas filhas quando pequenas, procuravam a segurança dos meus braços a fim de saberem que não estavam sozinhas. Minha voz as acalmava, e assim, tinham a real situação: nada tinham a temer. É isso que o Senhor faz conosco numa situação de total escuridão. 

Davi se escondia dos exércitos de Saul, numa caverna. Não tinha amigos, nem onde se esconder, ninguém se interessava pela vida dele. Davi era pastor, acostumado com as pradarias espaçosas e campos verdejantes, sol de dia e céu cravejado de estrelas á noite, guiando suas ovelhas e cantando salmos. Mas Deus tinha um rebanho maior para Davi, outro destino. Se tornou um fugitivo solitário, inimigo público, perseguido e tendo que se esconder nas cavernas de Judá. Totalmente sem sentido - para nós! Isso foi a universidade para Davi, tirou diploma superior na faculdade da caverna, e no fim, compreendeu que Deus era seu único refúgio, que só a mão de Deus o protegeria da escuridão. Ao término da faculdade da sombra e do medo, Davi saiu para a luz de um reino como Israel jamais tivera.

Leia algumas das citações que comprovam minha tese: Salmos 23:4; Salmos 27:1; Salmos 32:7; Salmos 34:9; Salmos 56:3; Salmos 91:3.

O que você faz quando é perseguido pelo inimigo e ninguém se importa? O que sente quando está frio e escuro e não há saída? Em Isaías 50:10,11 temos 2 opções:
1) Confiar no Senhor, no escuro e esperar Seu livramento;
2) Usar nossos próprios recursos: acender uma fogueira, nos aquecer e iluminar.

Quando as trevas se assentarem para nos fazer companhia, essa é a hora de confiar no Senhor. Exercer sua fé. Ser crente dentro da igreja é fácil. Quem tenta fabricar sua própria luz e conforto, separado de Deus, terá apenas problemas pelo caminho. Tochas, fósforos, gás, lamparinas, luminárias, fogueiras, etc., são temporárias. Não se comparam á eterna luz, porque a luz, é Deus.

A busca do dinheiro e prazer carnal, trabalho frenético e em excesso, busca de álcool e drogas, relacionamentos ímpios e superficiais, são pessoas acendendo suas próprias tochas, tentando iluminar sua escuridão pessoal.

Confie no Senhor.
Quando estiver na escuridão, sem perceber nem ver nada, ainda assim, confie. É a hora de colocar sua fé em prática. Espere no Senhor, que nos guiará e nos tirará da caverna, para Sua maravilhosa luz.


Graça e paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.