segunda-feira, 23 de maio de 2016

Vivendo e entendendo (pte.2) - Salmos 23

 Deus se torna stress para nós, principalmente quando se cala. Quando estamos ansiosos por uma decisão, queremos e precisamos saber a vontade de Deus, pedimos, meditamos e estudamos, e ainda continuamos sem saber o que fazer. Muitas vezes Ele quer ver você agir, e não ser um filho eternamente dependente. Para Deus, precisamos crescer.

Aflição de coração. Angústia. "Guia-me pelas veredas da justiça". Deus é uma fonte de stress.

Quando atravesso a noite, a escuridão sem enxergar nada, não sei para onde ir nem se há algum perigo á frente. O que vem depois do abismo? É nessa hora que "atravesso o vale da sombra da morte". Medo. Medo de me envolver em relacionamentos, de sair de casa, de não cumprir aquilo que prometi, a ansiedade me atropela num labirinto de pensamentos, de manhã uma coisa, á tarde outra, e á noite, insônia. E onde está Deus quando estou no vale da sombra da morte?
Não me sinto blindado, nem dos meus inimigos nem adversários, desejam meu mal e me invejam, cobiçam e querem ser e ter o que sou, me veem como inimigo pois tramam minha destruição e até a morte. Ando desconfiado de tudo e todos, e em meio a isso, família e trabalho, tenho que sobreviver, tomar decisões, pessoas dependem de mim, posso afetá-las injustamente por pensar somente em mim.
Não tenho controle de nada!
Deus é uma fonte de stress.

Porque nos ensinaram que praga alguma chegaria á nossa casa, mil cairiam á direita e 10 mil á esquerda, muitos dizem que Deus fala com eles, mas comigo não fala? Será que me converti mesmo? Culpa.

Depois que me converti as coisas pioraram, já ouviu isso? É isso mesmo, porque tomamos uma nova consciência, os olhos mudaram, não o cenário. As mudanças podem ser lentas, superficial até, e ficamos nos cobrando: "Sou filho de Deus, mas as coisas boas só acontecem com os outros" (Salmos 73). Quer dizer que sua visão ainda está na carne. Porque se estivesse no Espírito, enquanto um milita contra o outro, veria que não está mais no mesmo lugar, apesar do cenário continuar sendo de lutas. Deus agora é contigo.

Mas continuamos a pensar: Deus é uma fonte de stress. Até porque, pensou que Deus resolveria sua vida, não é? Os caras vão para o inferno como se fossem para o céu. E nós, que cremos, vamos para o céu como se estivéssemos indo para o inferno. Não é que Deus nos estressa, é que nos falta entendimento, conhecimento, queremos e buscamos ilusão, promessas falsas, clichês que alimentam nossas expectativas em relação á Deus. E se não tem a ver com Deus, tem a ver conosco, e isso nos deixa infeliz - mesmo tendo tudo para ser feliz!
Se encontrar alguém bem resolvido, fuja. Isso não existe, porque em essência, somos mal resolvidos.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.