segunda-feira, 23 de maio de 2016

Vivendo e entendendo (pte.3) - Salmos 23

Se "o Senhor é o meu pastor e nada me faltará", não quer dizer necessariamente que que tudo o que eu pedir, Ele irá me dar, apesar de ser isso que ensinam. Se eu pedir com fé, receberei? Deus é Pai, amoroso na essência, e vai conceber um pedido, certo? Não necessariamente.
Tenho capacidade de conviver com faltas e ausências, desejos não realizados. Pois só quando tenho a capacidade de "esperar no Senhor", "resignação" e "paciência"(http://marcioneves67.blogspot.com.br/2012/09/o-carater-de-jesus-em-nos-salmos-401.html)NADA me faltará. ter ou não ter já não é a questão. Paulo disse que tudo posso em Cristo, portanto, viajar num cruzeiro para as Ilhas Gregas ou de ônibus para Minas Gerais, é o mesmo que dormir num hotel 4 estrelas ou passar a noite na cadeia. O segredo do contentamento é aceitar aquilo que não tenho, que não posso. Só olhava aquilo que não tinha, e de repente, Deus me ensina a ser feliz, desfrutar o que já tenho. Praticando assim a gratidão. Não pode ser grato por algo que ainda não possui. Por isso, o Senhor é meu pastor e nada me faltará, porque o que me falta, é secundário, se eu estiver em Cristo. Posso dormir na cadeia, o que não pode me faltar é Deus! O resto pode faltar.

Deus, assim como fez com Paulo, não promete curar as feridas da alma, mas promete refrigério, alívio. Existem traumas que, além de determinar nosso presente, muitos não mudam nosso passado, nossa história - não tem como resolver! Não dá para fingir que nunca aconteceu. Mas Deus pode te dar alívio para conviver com isso, fazendo com que, apesar de saber que traumas existiram, não nos afeta mais. O alívio, o refrigério tem que ser olhado como a ovelha que, ao cair na lama, endurece e seca a lã, que ficou pesada, fazendo com que a ovelha faça mais força apra se locomover, cansando e desgastando a ovelha. O pastor pega essa ovelha, lava ela nas águas correntes, assim, a lama que era o causador do sofrimento, escorre, limpa e alivia para a que a ovelha volte ao pasto. Um paralelo com o espinho na carne de Paulo. O poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza.
Há coisas que gostaríamos que fossem resolvidas, mas são justamente essas coisas que nos fazem ficar de joelhos e recorrer á Deus. Essas coisas mostram o nosso tamanho, e de tempos em tempos, caímos de joelhos dizendo que nção aguentamos mais, e isso nos leva ás águas purificadoras. Isso é alívio, não cura.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.