terça-feira, 17 de maio de 2016

Quem me livrará (pte.1) - Romanos 7:24

Porque insistimos em fazer o que não se deve? Repetimos comportamentos, hábitos e relacionamentos danosos? E ouço muitos querendo até se livrar, mas não conseguem, escravizados que estão. De vez em quando, apesar de crer que Jesus é meu único e suficiente salvador, acreditar no Espírito Santo agindo em mim, em comunhão, me pego questionando se me converti de verdade. Me sinto o joio, e me entristeço. Você não? Que bom, depois me dá a receita. 

As leis de Deus não são restrições conspirando contra o meu prazer. Quando Deus, o Pai, diz "não faça isso!", é como se fosse a direção a seguir, são informações privilegiadas, não para nos manipular, mas para experimentar sua boa, agradável e perfeita vontade. Como se o que fôssemos fazer, nos fará mal, nos destruirá. O Pai não permitindo isso, nos protege da ignorância, rebeldia, orgulho e prepotência. Quando diz: "Não coma do fruto da árvore do bem e do mal", sou eu dizendo para minhas filhas, enquanto pai, para não comerem porque aquilo as matará. O amor que sinto por elas faz com que eu seja criterioso, e diga 'não'. 

Penso ser "do bem", sou de Cristo, creio, oro e jejuo, medito na Palavra de Deus, acredito no Santo Espírito, sou da luz, tento ser sal. Ok, então "como" tenho essas vontades e esses pensamentos? Como sinto atração por coisas que não deveria? E eu confesso: de vez em quando, deslizo conscientemente. Penso e faço o que não deveria. Não sei como eu faço isso, pois me envergonho, me faz mal, mas...continuo fazendo. Você que lê isso também deve deslizar. E no dia seguinte, como diz um pastor que gosto muito, sentimos a "rebordosa", o arrependimento.
Irmão, não estamos sozinhos: Paulo era igual.
Guiado pelo Espírito, descobriu que dentro dele existe pecado (não só cobiçar, matar ou roubar, etc). Paulo fala de "pecado", algo singular, que nos leva em direção ao mal, um impulso irresistível para comer do fruto que não deveríamos. Um princípio ativo dentro de nós que nos arrasta. Somos ambíguos, pois fomos criados á imagem e semelhança de Deus, e também somos pecadores que nos leva a comer do fruto proibido. Não resistimos ao mal.

Quando Deus diz para não comer, achamos justo. E agradecemos, porque é para o nosso bem. Veja, em Romanos 7:14, Paulo foi vendido como escravo. Em Romanos 7:17, o pecado habita nele. Em Romanos 7:18, nada que é bom habita nele. E em Romanos 7:23, é prisioneiro do pecado que habita nele.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.