terça-feira, 17 de maio de 2016

Quem me livrará? (pte.2) - Romanos 7:24

Paulo diz que há algo maior dentro de nós que não controlamos, pois não faço o bem que eu quero e desejo fazer, mas o mal, que eu odeio, esse eu faço. Desejo coisas boas, mas não consigo. Assim como nós, agora que conhecemos a revelação de Deus, Paulo estava inconformado. Se a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, então estamos indo para o lado contrário. O que fazemos é imperfeito, ruim e desagradável.
Sabemos distinguir o bem do mal, portanto não somos seres amorais. Temos prazer na lei de Deus, assim como Paulo.
Aqui entra a culpa.
Nosso corpo tem limites sob a pena de se destruir. Nosso corpo tem vícios: carboidrato, doce, gordura, nicotina, álcool, cafeína, cheio de componentes químicos.
Fumar, beber e matar, se faz com o corpo.
Mentir, negociar e flertar, se faz com a alma.
E o corpo se vicia nas coisas que a alma faz. E fazemos sem pensar. Cérebro é corpo. Mente, pensamento e imaginação, é alma. Comer picanha é corpo, cobiçar, é alma. Sua alma fica em oração enquanto seu corpo vai comer? Não. Mas tudo o que é da alma o fazemos através do corpo. Agora, imagine quantos hábitos (vícios) sua mente não adquiriu? Quantos padrões psicossomáticos não adquirimos? Nós matamos com a língua até dentro de casa, quando se diz ao filho que ele não será nada quando crescer, por exemplo. Não agredimos com a mão, mas com a alma, para humilhar, destruir a autoestima.
Paulo diz que seu corpo está viciado, mau comportamento, e ele não consegue resistir. E grita: "Miserável homem que sou! Quem nos libertará desse corpo mortal?" (Romanos 7:24). 

Ironicamente, aprendemos que, se aceitássemos a Jesus Cristo como salvador, seriamos novas criaturas, só vitória receberíamos uma nova natureza, tudo num passe de mágica. É só aceitar Jesus, o pastor orar e acabou!
Só que não...
O maior problema que temos somos nós mesmos.
Posso ensinar a Bíblia - cheio de preconceito, com os meus dogmas. E aí?
Temos um pendor para o mal: uns são pecadores¹, que sabem que são pecadores, e outros, pecadores² que não sabem que são pecadores. Rendo graças á Deus porque sinto vergonha, culpa. E isso é maravilhoso porque sentindo vergonha e culpa sei que estou longe do Senhor e só sente quem está longe de Deus.
Sou pecador sim! Sou miserável, sim! Mas graças á Jesus Cristo, não há mais nenhuma condenação.
Temos uma capacidade de autodestruição impressionante. Se ficarmos soltos, vamos gerar sofrimento por onde passamos. Deus realmente nos ama profundamente.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.