quinta-feira, 10 de junho de 2021

Enxertados na oliveira (pte.1) - Rm 11

Aprendi a dizer que o livro de Romanos é um tratado teológico, o Evangelho transcrito, pois há ensinamentos fundamentais para a fé cristã. Dizer que sou apaixonado pelo livro de Romanos e que foi a matéria mais importante do Seminário Teológico que fiz, é redundância. Quero focar no capítulo 11 de Romanos, onde Paulo explica o contexto da Salvação para a humanidade. Na verdade, Paulo inicia em Rm 9 e finaliza numa metáfora iluminada, utilizada também no livro de João, para falar de nossa relação com Deus-Pai e Deus-Filho neste processo da Salvação - uma vez que não merecíamos, mas através da maravilhosa Graça fomos levados à Cristo para sermos enxertados. Um dia, quem sabe, vira um livro, com direito à suporte de Jo 15. Há algumas tipologias que espero, levem os leitores deste Blog a buscar a leitura de Romanos 11, talvez com um olhar mais profundo.

Paulo explica que fazíamos parte de um "zambujeiro", um tipo de oliveira brava que cresce sem controle e o seu fruto é ruim, de nada se aproveita. Esse "zambujeiro" é o tipo comum, mundano, do qual quando estamos nele e jamais produzimos frutos bons, úteis, nem para qualquer finalidade (a não como peça decorativa) que seja proveitoso para o reino de Deus. Ambas oliveiras, a brava e a boa, parecem iguais, mas a diferença vem com o tempo, pois a oliveira-brava não cresce tanto (maturidade cristã), há diferença nos frutos (ações), e as folhagens não são agradáveis (cristãos).

Assim, temos a oliveira verdadeira - ou o que aprendi chamar de "Jesuszeiro" - a boa oliveira que produz o excelente fruto da oliva, proveitoso e precioso. Entenda que, é o ramo plantado na boa oliveira que produz fruto útil, não o ramo em si que tem algum valor. É dessa forma que, quando estamos em Cristo, damos bons frutos (Jo 15.5), glorificamos o agricultor porque somos úteis para o reino de Deus. Apenas para lembrar: só conseguiremos isso ao sairmos da oliveira brava e sermos enxertados na excelente oliveira chamada "Jesuszeiro", e essa obra é de Deus, do agricultor que cultiva a boa oliveira e faz com que dê bons frutos, cuida e poda os ramos, pois os que são bons frutos continuarão a dar excelentes frutos e os ramos que não estão dando bons frutos, retira-os e lança-os no fogo. Interessante é observar que Deus cultiva a boa oliveira e faz com que nelas, seja dados bons frutos, e os restaura para que continuem a dar melhores frutos. E digo, sem medo de errar: cuidado com a soberba, mas exerça a misericórdia com os ramos que foram descartados, porque assim também poderá proceder conosco. O que pode impedir de reenxertá-los novamente?

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.