quarta-feira, 16 de junho de 2021

Essência de Deus - Tg 1.17

Confundimos Deus com o homem, penso que na verdade, é até para tentarmos compreender melhor a Deus e colocamos o Pai num quadradinho chamado 'homem'. Só que nossa natureza é limitada, tanto ao tempo quanto ao espaço, e para tentar, apenas tentar compreender a magnitude do Pai, mais uma vez, diminuímos a grandeza divina de Deus, mas claro, sempre sem sucesso.

O livro de Jó denuncia tantas questões humanas jamais respondidas. Na verdade, quando Deus fala com Jó sobre tantos questionamentos, a coisa se inverte e quem fica sem resposta, é o homem - no caso, Jó. Ainda que tente, não há capacidade humana para compreender a divindade. Por isso, aprenda: não tente medir sua justiça sem amor, não existe.

Digo isso porque sempre limitamos Deus se o compararmos ao homem, porque os parâmetros que temos, uma pessoa é boa ou não pelo faz pelos outros, se alguém é santo baseado nos pecados cometidos, certo? Medimos o amor dos outros pela nossa régua, ou seja, pelo amor que demonstra. E se não demonstra? Deus não se mede por medidas humanas. Os atributos de Deus vão além do que a nossa vã filosofia alcança, além do nosso discernimento. Amor, santidade, justiça, por exemplo, são atributos para nós, não para Deus - porque Deus é em essência amor, Ele é a essência da justiça, e Ele é santo, em Sua essência. Não é algo que Deus adquiriu, como nós precisamos adquirir.

É deste pensamento comparativo que muita gente, inclusive cristã, se pergunta: "Porque Deus permite tanta maldade neste mundo?". Sem compreender o antes, o durante e o depois da criação, sem ver o universo, compreender a cosmovisão, e sem visão escatológica, Deus fica com a conta para ser paga - e pense bem: Quem praticou o mal? Quem se corrompeu? Quem estuprou? Em quem falta amor?

Estas eram questões profundas para Jó, que não entendia a justiça de Deus, e por isso, o questionou. Você pode questionar se Deus te ama mesmo, uma vez que permite passar por tantas lutas. Poder, você pode, mas não deve. Medir a Deus com a nossa medida sempre restará dúvidas. Porém, ao entender a profundidade do Seu amor, a nossa fé responderá que Ele nos ama, simplesmente, porque Deus é amor, não porque somos amáveis. Não há sombra de variação neste amor, porque a essência de Deus é amor.


Que a Graça e amor de Deus sejam preciosos para nós o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.