domingo, 20 de junho de 2021

Fruto - Gl 5.22,23

Porque usa-se "fruto", unidade, ao invés de "frutos" do Espírito, já que são 9 (nove) ao todo? Segundo Eugene Peterson, no qual gosto muito, é que este fruto do Espírito vem (porque não é nosso, vem de Deus) dividido em traços do caráter encontrados na natureza de Cristo, e por ser de Cristo, sem Ele nada poderemos fazer (Jo 15.4,5). Afinal, qual tem sido o propósito da Lei? Amar a Deus e ao próximo.

A vida estava em Jesus, e se estivermos nEle, enxertados (https://marcioneves67.blogspot.com/2021/06/enxertados-na-oliveira-pte1-rm-11.html) Deus fará surgir em nós afeição pelos outros, teremos uma vida exuberante, serenidade, comemorar o dom da vida, compaixão pelo próximo, e convicção de há realmente algo sagrado em toda a criação de Deus, nas pessoas, acima de tudo. Uma vez recebido esse "fruto" do Espírito saberemos direcionar nossas habilidades.

No grego, original, está como "fruto", singular, que aponta para uma unidade. Mesmo sendo 9 (nove) qualidades, habilidades, nós cristãos, devemos ter essa unidade - no Espírito Santo. Sempre cito nas ministrações ou Instagram, a ideia de um cacho de uvas. Apesar de ser 1 (hum) cacho de uvas, possui várias uvas. Ao comprar um cacho de uvas não pedimos uma unidade de uva, mas um cacho de uvas. O "fruto" do Espírito, no caso, é um cacho de uvas composto por várias uvas - amor, paz, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. 

A ideia de cacho de uvas como unidade também nos leva a pensar que, se uma dessas uvas estiver podre, ruim, contaminará todas as outras. Essa era a ideia de Paulo, unidade, unidas, ativas em nossas vidas como um fruto vindo de Deus.

Algo importante também é a diferença entre "fruto" do Espírito e "dom". O "dom" é distribuído por Deus onde há diversificação aos que servem ao reino de Deus. Por exemplo, dom de mestre e evangelismo. Já o fruto do Espírito é necessário a cada um que crê, pois são qualidades que o fazem rejeitar as obras da carne (Gl 5.19-21).

A vida do cristão deve ser resultado da ação do Espírito Santo, ou seja, a ação desse fruto único deve fazer com que amadureça espiritualmente, seja saudável e reconhecido pelos que conhecem este cristão. Como sorver um cacho de uvas deliciosas, doces, que alimentam, assim deve ser a companhia, o conselho, a admoestação, o discipulado deste cristão que possui o fruto do Espírito Santo.

Não pense que é fácil compreender e aplicar o fruto do Espírito em nós. Tive dificuldades no início da minha peregrinação espiritual, mas busquei o Espírito Santo de Deus, pedi discernimento e fé, para alcançar o que Deus queria de mim. É o meu conselho para você, amado.


Graça e paz, da parte do nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.