quarta-feira, 22 de maio de 2013

Colheita, Provação ou Tentação?
"Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijais-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. Se pelo nome de Cristo sois perseguidos, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito dde Deus" (I Pedro 4:12-14) 
Para esclarecer: "Tentação" é para você cair. "Provação" é para você crescer. "Colheita" é o resultado do que você planta (semeia).
São coisas diferentes. 

É comum a confusão sobre colheita, provação e tentação. O denominador comum, é Deus. Parece que Deus envia, ou permite, que tais coisas recaiam sobre o cristão, como se fosse para prová-lo ou promovê-lo.
Quando alguém passa por uma situação difícil, além de poder "optar" por qualquer das 3 opções acima:
"Deus está me provando!"
Porém, é necessário entender o que é provação, para não confundir com tentação ou colheita. 

Conheci um colega que faltava muito ao trabalho, quando não chegava atrasado, e sempre estava na internet (redes sociais). Baixa produtividade, esta pessoa foi demitida. Qual a primeira coisa que disse? "Deus está me provando!". Isto é um exemplo de quem plantou, colheu. Péssimos funcionários colhem demissão. Foi correto e justo. Retidão e justiça sim, são de Deus. 

Ouço pessoas que não creem na Bíblia enquanto Palavra de Deus para nós, mas vivem repetindo: "Quem planta vento, colhe tempestade". Porém, está escrito, há pelo menos 5mil anos, no livro de Oséias: "Porquanto semeiam o vento, clherão a tempestade" (Oséias 8:7). Ora, se você não crê, porque vive falando? Se acha que, quem planta vento, colherá tempestade, creia que, quem disse isso foi Deus. Ou não? 

Muitas dificuldades e problemas são oriundos da falta de sabedoria. Não basta crer em Deus que será abençoado. Além da obediência (II Crônicas 7:14), necessário é semear coisas boas. Assim, colheremos coisas boas. 
Plantou maça? Fique tranquilo, colherá maça. 
Plantou alface? Fique tranquilo, colherá alface. 
No tempo certo da colheita (cada fruto tem o seu tempo de maturação e colheita) e na qualidade que plantou. 
Ninguém planta maça e colhe abacate.
Assim, Deus lhe abençoará lhe dando sabedoria e multiplicando sua plantação. Não esqueça que Deus NÃO plantará por você, nem transformará um péssimo plantio em colheita excelente. Apesar das igrejas dizerem isso. 

Quando passamos uma situação onde nossa fé e fidelidade a Deus é colocada a prova, isto chama-se provação. Jesus foi provado, perseguido, humilhado, abandonado, ofendido, e esta perseguição o levou á morte, e morte de cruz.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.