segunda-feira, 6 de maio de 2013

Deus, a igreja e o mundo (pte.1)
Marcos 2:17 - "E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; Eu não vim chamar os justos, mas sim, os pecadores ao arrependimento" 

Viajando, refleti. Observei. Vi e percebi. O "mundo" distancia os cristãos. Os "crentes' são ensinados a viver longe do mundo, absorto, alienado. Ser "cristão" dentro da igreja, é fácil. Houve um retiro espiritual, onde algumas pessoas voltaram mais cedo pois disseram que não havia comunhão. Eram namorados de um lado, casados e mais velhos de outro, e formavam vários grupinhos. Claro que é estranho, já que estamos falando de "retiro espiritual", e é justamente para você deixar as coisas do dia-a-dia (do mundo), e ter um tempo separado, em dedicação somente á adoração a Deus. O Espírito Santo está dando o recado através da "fuga" dessas pessoas. Que essas igrejas possam entender.

Deus ama o mundo.
O "crente" foge do mundo.
Jesus morreu pela humanidade. Quem ama o mundo (e seus pertences), o amor do Pai não está nele.
Entendeu?
E ainda há a oração de Jesus para nos guardar do mal porque não somos do mundo. E Jesus também não era. Somos peregrinos em terra estranha, sal e luz do mundo. Paulo, em II Coríntios 3:22,23, diz: "Tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus".

A dimensão deste mundo, ao qual os cristãos não pertencem (ou não deveriam) está na compreensão dos valores que mexem com a ambição do homem: controle, manipulação, domínio e poder. Esses "valores" do mundo jz no maligno e é pervertido em seu entendimento. É só olhar os livros de história. Tudo o que é temporal, modismo, cultura, criado e atribuído pelo homem, sem base bíblica alguma, esse é o mundo. É a diferença do "ser" e "estar". Estou no mundo, mas não sou do mundo.
O homem adora correr atrás de vento. Exatamente o que o homem fez e ainda faz: Controlar. Manipular. Dominar. Poder. Mas Deus não é todo-poderoso? Teríamos então que nos submeter? Sim... mas a rebeldia mora em nós. Fazemos parte do 1/3 que caiu. Queremos, sempre que possível, disputar com Deus a onipresença, onisciência e onipotência.
Deus ama sua criação de tal modo, que enviou seu único Filho, pois a Nova Jerusalém estará de portas abertas para os que o adoram em espírito e em verdade. Na Palavra de Deus você encontra "quem" é que ficará fora e "quem" nela entrará. Tudo o que motiva a paixão pelo mundo, as maldades, o que impulsiona e alimenta, não entrarão. Nela entrarão pessoas que amam, os curados. Deus não ama o que impera neste mundo: agendas, conchavos, corrupção, mortte, controle, gerar desejos, egoísmo, consumo, acúmulo de bens, deixar a vida te levar ao sabor do vento. Ninguém pensa por si, sempre é imposto. Como gado, você está marcado e pertence a algo/alguém, não tem domínio próprio. E quem controla tudo isso é o inimigo das nossas almas. Se você vive e gosta desses valores e sistemas, movidos pela ambição, controle e riqueza, não pode amar a Deus.. Não dá para amar a 2 deuses. Porque o sistema que comanda a nossa sociedade neste mundo é na exata proporção, contrário a tudo o que Deus é:
- Deus ama e deixa livre (o sistema do mundo é perverso, frio, aprisiona, vicia e controla);
- Deus dá (o sistema do mundo só rouba ou nos tira);
- Deus ama a todos, sem distinção (o sistema faz acepção: a uns tudo, a outros, nada).

Uma igreja que é aceita/aprovada pelo mundo é uma contradição. Ou é do mundo ou é de Cristo.


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.