quarta-feira, 22 de maio de 2013

Colheita, Tentação ou Provação? (pte.2)
"Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. Se pelo nome de Cristo sois perseguidos, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito Santo de Deus" (I Pedro 4:12-14)  

No texto acima, II Pedro 4:12-14, Pedro deixa claro que provação, é sofrer por amor a Cristo, e que ser perseguido pelos atos e atitudes de quem está contra nós, nada tem a ver com provação vinda do Senhor.  

Simplesmente, quando se está em Cristo, tem-se atitudes de Cristo, busca por santidade e evitando coisas imundas. Você é luz, e como tal, será perseguido e injustiçado, assim como Cristo, porque a luz incomoda as trevas. Temos algo que, eles não sabem o que é, mas os incomoda.
Já viu seu quarto no escuro? Ele parece normal. Mas quando você acende a luz, verá quanta sujeira, pó e quão desarrumado o quarto está. Através da luz vemos toda a sujeira, tudo o que está errado.
É por isso que as pessoas tem dificuldade em aceitar a  Cristo. A mudança dói.  

Passarmos pelo fogo, pela provação é algo bom: "E não somente isso, mas também gloriamo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5:3-5)
provação faz com que as nossas obras sejam perfeitas (Tiago 1:2-4)e, em sendo aprovadas, receberemos a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
O que era correto, hoje não é mais. Inversão de valores. Se um(a) jovem optar por se guardar para a pessoa amada, sofre perseguição (bullyng). Ofendidos, podem ser excluídos do meio que vivem. Isso é uma prova porque põe em jogo o amor deles para com Deus e seus ensinamentos.
Quando está em jogo o sexo, você não quer mas o outro fica insistindo, isso é tentação. Há um desejo, mas nem tudo lhe convém. Por um momento pode-se estragar uma vida inteira. Embora resistir às tentações seja também uma prova (de amor para com Deus), mas não uma provação, pois a provação vem de Deus e tentação, não:
"Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tetnado pelo mal e Ele, ninguém tenta. vada um, porém, é tentado, quando atraído e enganado pelo prórpio desejo; então o desejo dominando a mente, gera pecado; e pecado, sendo consumado, gera morte" (Tiago 1:13-15). 
Enquanto está no campo das idéias, é tentação. Quando passar á ação, o pecado acontece. 

Portanto, se você tiver discernimento, saberá diferenciar uma oportunidade de uma cilada. Assim é a diferença entre provação, tentação e colheita.
Sejamos fiéis a Deus, seus ensinamentos, mas busque sempre, a sabedoria.

O ouro só se depura no fogo.



NaquEle que foi tentado, semeou e passou todas as provações por mim, mesmo sendo quem sou.



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.