quarta-feira, 8 de maio de 2013

Crise de identidade (pte.2)
Mateus 4:1-11 
Jesus venceu a tentação no deserto porque sabia quem era. Não teve "crise de identidade". Você vai provar também vencendo suas necessidades.
Porque nas igrejas hoje, se você é quem diz que é, não pode passar fome, nãopode passar necessidade. Suas necessiades tem que ser supridas, portanto, "transforme essas pedras em pães"...
Senão, vejamos: "O que? Deus deixa você passar necessidade? Não. Você tem que ser suprido, o tempo todo. E se você é filho, você não pode passar necessiade, nem que tenha que fazer um milagre. Você tem direito! Então Ele tem que provar, o tempo todo. Você tem que ter certeza. Foi Ele quem disse que você é filho, e por causa dEle, você pode todas as coisas! Tudo o que precisar!". E começa aquela oração, que eu já disse aqui, que torce o braço de Deus e o coloca contra a parede. Esse, amados, é o argumento do diabo!! Se algum dia ouviu isso, repreenda e afaste-se. Peça, em oração, direção ao Pai. 

Garanto que esses argumentos (de satanás) só daria certo se Jesus precisasse de uma prova maior que a palavra de Deus. Jesus precisaria provar que Deus falou mesmo a verdade.
Nós, pecadores, temos essa crise: ter que mostrar, o tempo todo, á todo mundo, quem somos. E sempre estaremos nos julgando, autocomiseração, não a partir do que recebemos de Deus (Filhos amados), mas se somos mesmo aquilo que Deus diz que somos. Isso é dúvida.
Jesus venceu as tentações porque sabia quem era. Acreditou. O que sabia sobre si mesmo estava baseado no que Deus ordenou que Ele fosse (e foi!). Não precisou de mais nada além da palavra de Deus. Não necessitou ser satisfeito em suas necessidades para saber quem era. Não precisou ter uma demonstração milagrosa, como Satanás queria: "Pula, pois está escrito que os anjos tomarão conta de você, pois é o Filho de Deus, os anjos vão aparecer, está escrito que você não vai tropeçar em pedra alguma, vai...pula!". 
Tem muita gente que já estaria morto porque se jogaria achando mesmo que Deus enviaria um anjo para salvá-lo, tentando a Deus...
Ou seja, o diabo disse: "Põe em prática aquilo que você é, demonstra a todos quem você é..." 

Mas veja, Jesus venceu a tentação porque:
- Não precisava demonstrar quem Ele era;
- Não precisava ter todos os seus objetos de desejo;
- Não precisou ter tudo o que alguém precisa para se sentir "íntegra" ou "realizada".
Essa é a mensagem. 

Na verdade, foi o que satanás disse: "Você quer a glória dos reis?" ou "Deseja riqueza? Pegue tudo o que deseja e pague o preço, qual seja ele, para que todos vejam como você é vencedor!"
Jesus não seria vítima/refém do processo consumista que temos hoje. A moçada é presa fácil das técnicas de vendas (belas imagens, modismos, todos pensam igual e consomem). Porque a identidade dEle se baseou no que ouviu de Deus e não no que poderia demonstrar de si mesmo.
Quantas pessoas, na igreja, no grupo de jovens, são vítimas do seu ego? Do valor que acham que tem?


(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.