Salomão, até hoje, é o homem mais sábio que passou pela terra. Porém, morreu longe da presença de Deus, pois fez o que não devia. Isso demonstra que Deus "destruirá a sabedoria dos sábios e aniquilará a inteligência dos inteligentes" (I Cor 1:19). A sabedoria não é medida pela quantidade de informação que temos, mas pelo uso destas informações que fazemos.
As informações que recebemos são para nos afastar do pecado, de uma vida desregrada e miserável, sobre efeito da concupiscência da carne, bebedices, glutonaria, prazeres enfim, nos quais afastaram Salomão dos caminhos do Senhor, no que chamo de desconfiguração do original criado por Deus. Assim, nos desconfiguramos, como um vírus num computador. Ele fica pesado, já não roda com facilidade, precisa ser constantemente reiniciado, e no fim, não tem mais jeito. Somos assim.
Salomão, assim como nós, apesar do conhecimento e sabedoria (razão), descuidou das mesmas coisas que nós, homens da pós-modernidade, descuidamos: do espírito, da alma, das fontes das emoções, e acreditamos estar blindados, pelo simples fato de amar a Deus, andar com Ele, conhecermos a Bíblia, sermos batizados, e esquecemos que somos entregues á morte todos os dias, o mal jaz á nossa porta e este mundo é do maligno. Assim como Salomão, acreditamos ser possível estar blindado para qualquer queda. A sabedoria de Salomão não foi capaz de livrá-lo das ciladas, porque achamos que nós sim, nos livraremos?
Assim, quanto mais informações, perdemos a capacidade espiritual.
As emoções nos fazem sofrer.
E assim, não sabemos mais o caminho de volta para Deus.
A fé abre portas onde não existe saída, cura o que não tem cura. E as pessoas estão perdendo esse caminho pois as informações, esse conhecimento, não leva a lugar algum, senão a si mesmos. É só olhar para Salomão.
Freie suas paixões irracionais.
Não de rédeas soltas á sua razão. Porque a razão não permite transcender no espiritual, muito menos a fé.
Graça e paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.