quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A igreja, hoje (pte.6)

Mateus 24:15 - "Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda"

Temos uma tendência a acreditar que existimos apenas para nossa realização(hedonismo): ser feliz. Porém, ninguém é feliz ignorando a tristeza do outro.
Ao lado do próximo, temos a oportunidade de desenvolver "serviço", ou seja, não é viver, é conviver.
A minha vida só terá valor se ela der sentido à vida de alguém. Mas em nome desse "preciso ser feliz", ignoramos as pessoas, sentimentos, comunhão, Deus. Nossa felicidade nunca será plena se não for compartilhada.
Descubra quem você é, nEle, e seja.
Você não pode ser nada além do que Deus planejou que você fosse. Quem já tentou ser o contrário disso, sabe. Não seja como Eva, em não saber se fazia a vontade dela ou a de Deus. 

Você é o filho em quem Deus tem prazer (Mateus 3:17) ou "se você é mesmo o filho de Deus..." (Lucas 4:3)?
Viver, como se fosse filho, mas desenvolver os valores do mundo, você acha que vai chegar aonde?
Qual é o seu fruto? Você frutifica? Os teus frutos te revelam.
Hoje não temos a quem imitar, nos identificar. Caráter. 

Eva foi desconstituída porque começou a ouvir outras coisas, que não a voz de Deus. Escutar é mais que ouvir, é perceber, discernir. "A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus" (Romanos 10:17). Absorver e acreditar em tudo que vê, não irá te fazer uma pessoa melhor. Ouvi tudo, retém o que é bom. 

Há ainda aqueles que um dia, foram igreja, nos bancos ou ministérios, mas apostaram da fé. Abandonaram a vida e preferiram a morte. Mas estas pessoas se auto-proclamam "maduras". Abandonar a fé, o que foi amor, agora é ódio, não pode ser chamado de "amadurecimento". Nunca poderá dizer que "eu sei em quem eu tenho crido" (II Timóteo 1:12). Não é segredo que a igreja está sendo invadida por pessoas de caráter duvidoso. Me recuso a ser chamado de "evangélico" porque não passo nem perto do que a igreja está sendo invadida, pessoas que falam "língua estranha" mesmo, pessoas que não tem preocupação espiritual, que as ações não confirmam as palavras. 
Mas eu sei em quem eu tenho crido. Cada um dará conta de si mesmo. Sou cristão, porque sigo a Cristo. É diferente.
As igrejas lotadas pregam o que as pessoas querem ouvir, não mais o Evangelho.
O que estamos ouvindo?
Ouço algumas coisas que fico com vergonha. Fazem vítimas pela incapacidade das pessoas ouvirem.
Ouço: "A letra mata" (II Coríntios 3:6). O contexto é bem outro. Quem cita isso espera que o Espírito faça tudo. Correto é crescer em Graça (no espírito) e em conhecimento (estudo da Palavra). Conheci igrejas que são fogo puro, mas não tem estudo bíblico. Outras são só doutrina, sem qualquer dom do Espírito. Ainda não entenderam. Muitos não estudam por complexo de inferioridade, pois acham que não chegarão a lugar algum. Ou tem medo que a faculdade irá mudar a mente, o foco em Cristo. Só mudará se o espírito não foi transformado, convertido, verdadeiramente. Esquecem que povo sem conhecimento é facilmente dominado. 
E ainda tem aquela de: "Ninguém toca no ungido do Senhor" (I Samuel 24:6), impondo pelo medo, não pelo respeito uma credencial como se fossem unha e carne com o Altíssimo (os exemplos falam por si). Na Bíblia o "ungido" significa Cristo, e "Cristo", só tem um. Todos nós estamos debaixo da unção dEle. Imaginem se não colocariam uma autoproteção.
Assim geram massa de manobra, manipulam. 

Tem o pseudo-intelectual, que começou tarde a estudar e, agora sabe tanta coisa, que não vai mais aos cultos. Deformados, antes serviam, agora competem. Não lê mais, não serve mais, só acredita em quem concorda com ele. 

Servir é querer abençoar. Competir é querer superá-lo.  

Mostre o que fez de útil para alguém. "Vós sois o sal da terra" (Mateus 5:13), na vida de quem? O sal tem valor mas não dentro do saleiro. 
Estudou, fez teologia, mas é útil?
O antropocentrismo e suas decorrências são armadilhas do diabo. Podem dar saber ao corpo, mas ressecam a alma. E chegou ao lugar santo.
Que Deus nos guarde e nos dê sabedoria. Nós temos o Espírito Santo.
Eu deito e durmo, e só acordo por que Deus protege o meu sono, sabe porque? Porque Ele me guarda das Potestades e Principados, que não dormem.
Ele está conosco até o final dos tempos.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.