segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Salmos 40: 4 - Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança, e não vai atrás dos orgulhosos, nem dos que se desviam para a mentira

Estamos vivendo um tempo onde grande parte da humanidade tem sido enganada em vários aspectos da sociedade. Isso acontece porque muitos homens, mulheres, jovens, tem confiado no próprio homem ("Ele é meu amigo" ou "Jamais ele fará isso comigo"). Tem confiado também no que possuem (dinheiro, propriedades, saúde, etc). Tem confiado em "coisas" (carro, emprego, casa, amizades virtuais, etc). E sabemos que a nossa confiança teria que estar no Senhor. 

Há necessidade de compreendermos que, quando temos uma aliança com Deus - e só para lembrar, aliança é um acordo entre as partes - jamais Ele deixará de cumprir a parte que lhe cabe. Em nenhum momento, na Palavra de Deus, há algo semelhante ao fato de Deus abandonar o homem, virar as costas ou, até mesmo dizer: "Pra mim, chega! Esse povo é de dura cerviz!".
Pelo contrário. Por amor aos filhos, o Pai ensina, até com a vara da correção. Aqueles que tem filhos sabem, há momentos para o diálogo, mas chega um ponto em que a vara da correção é o melhor ensinamento. A correção com amor é sustentada e aplicada por Deus aos seus filhos.
Hoje em dia, os pais tem medo de filhos de 6 anos. 

Deus jamais deixa a aliança firmada. Nós, ao contrário, deixamos na primeira dor.
Abençoar, realizações, milagres a nosso favor, é o que Deus tem feito. Se Deus não deixa de cumprir o seu papel nessa aliança, pensemos: Se Deus quer o melhor para minha vida, porque ainda não acontece nada?
Poderia responder muitas coisas.
Mas afirmo que, se ainda nada aconteceu, foi porque você ainda não confiou plenamente no Senhor, como deveria.
Sei muito bem o que estou dizendo.
Ficamos segurando o problema, seja ele qual for, e não soltamos. Essa atitude mostra que eu, enquanto homem, sei mais que Deus, porque estou tentando resolver primeiro. Quando não der mais, quando não tiver mais saída, quando for apenas sofrimento e nenhuma esperança, diremos: "Senhor, não aguento mais. O Senhor é a última esperança que eu tenho, me ajuda!". 
Espere um pouco. Deus deveria ser a primeira (e única) esperança. Como se deixar Deus agir fosse aquela que não podemos confiar, mas como "já está tudo perdido, vamos lá, fazer  o quê?"
A nossa confiança pode é depositada em tudo e em todos, menos em quem deveria. É isso o que fazemos. 

Portanto, tudo tem a sua importância, seja cultivar amizades, dinheiro, alimentação, ter uma vida confortável, é muito bom. Quando queremos algo, fazemos um planejamento. Fazer cálculos, dividir o tempo, valores, renda, assumir uma dívida, etc. Essa é a nossa parte. 
Mas não é tudo. 
Não podemos esquecer que, até o dinheiro (fundamental hoje para nossa sobrevivência) é espiritual.
Se agirmos sem pensar ou pensar apenas no que vemos, estaremos deixando Deus de fora dos nossos planos. 
Você orou antes de tomar decisão?
"Essa é a vontade de Deus para mim?" - Essa é a pergunta. Como se trata de um "bem" (e isso nos faz "bem"), achamos que é sim, é vontade de Deus. Nem sempre.
Os discípulos estavam reunidos, partilhavam o pão, ajudavam aos pobres, dividiam o dinheiro e tinham uma vida abastada, principalmente, porque Deus acrescentava os que tinham que se salvar. Mas Deus permitiu a perseguição aos cristãos. Para que o Evangelho de Jesus Cristo fosse disseminado até os confins do mundo. Os discípulos não tinham essa visão (Atos 2-4). 

Jesus, que havia transformado água em vinho, não poderia transformar pedra em pão? Porque não o fez? Porque quem o levou ao deserto, foi o Espírito de Deus, e essa era a vontade do Pai (Mateus 4:1). 

Se agirmos de acordo com a nossa vontade, com o que vemos e achamos, estaremos dizendo para Deus que somos capazes de tomar tais atitudes ou que não confiamos tanto assim no sua soberania, nem no Seu querer nem no Seu realizar, que é infinitamente maior do que esperamos. 

Creia: Deus tem soluções para as nossas vidas em todos os níveis, basta confiar totalmente no Senhor. Entregue tudo. Ouvia o louvor "Tudo entregarei" (André Valadão), que disse muito ao meu coração.
Só poderemos alguma coisa se decidirmos permanecer em Cristo. "Confia no Senhor, entrega o teu coração e o mais, Ele fará" (Salmos 37:5). 

NaquEle que é capaz de aumentar a minha fé para que possamos glorificar o nome que está acima de todo nome.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.