quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Importante ou essencial? (pte.1)

Mateus 4:1 - "Foi conduzido Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo"


A companhia do homem, no Éden, era o próprio Deus, que o visitava todas as tardes. Mesmo assim, Deus reconhece que "não é bom que o homem esteja só"(Gênesis 2:18).
Mas em II Timóteo 3, vemos que é difícil ter amizades, relacionamentos. O que acaba com a solidão não é ter alguém do lado, e sim, alguém conosco. 

Em Jó¹, com a alegria de um um menino Deus mostra o servo ideal. E o diabo, safado e malandro, diz que Jó só é fiel e justo porque Deus faz tudo por ele. Então Deus permite que o diabo tire tudo, menos a vida de Jó. Deus entregou Jó, servo bom e fiel, nas mãos do diabo. 
Isso é esquisito.
E o diabo cumpriu sua missão: matou, roubou e destruiu.
Paulo², por seu espinho na carne que satanás colocou (II Cor 12:7-9), orou e ouviu: "Esse problema eu não tiro. Posso aumentar a Graça para que você aprenda a conviver com esse problema". 
Jesus³, conduzido pelo Espírito (de Deus) ao deserto, foi tentado, na carne e no espírito.
Deus diz para satanás: "Sirva-se de ".
Deus diz para Paulo, o maior dos apóstolos: "Não tiro esse espinho. Aumento a Graça, mas o espinho eu não tiro". 
E para Jesus, o Filho amado, diz: "Vá para o deserto e será tentado. O diabo te espera"
Que estranho. Todos os casos, com permissão de Deus.

Ok, mas em , tocou. Em Paulo, tocou. Em Jesus, tentou matá-lo.
O que fazer?
A regra é "não deis lugar ao diabo" (Efésios 4:27). 
Temos que entender. Se der lugar ao diabo, ele te consome. Há um monte de "crente" que, embora frequente a igreja, não lê, não entende, apenas adquiriu uma religião nova. Não flui rios de água viva porque não sabe compreender, pelo Espírito, a Palavra de Deus. Ele não vive, somente existe. 

Muitas vezes somos empurrados para o deserto pela ausência de Deus, acreditando que o deserto nos alcançou porque Deus nos abandonou. Esse texto comprova que Deus, usa até o diabo, para nos transformar em seres humanos melhores. O objetivo do Pai não é outro, senão nos tornarmos "filhos". Observe que , depois de satanás, ficou muito melhor. Paulo, depois de satanás, ficou muito melhor. Jesus, após resistir ao diabo, estava preparado para iniciar seu ministério.

Algum mistério há no deserto...

Felizes somos por participarmos das aflições de Cristo. Felizes somos se perseguidos pelo nome de Cristo. Pois em nós habita o Espírito Santo de Deus (I Pedro 4:14). Sentimos o diabo tocando em nossas vidas. Porque Deus permite? O diabo mata sem tirar a existência. 

Deserto é sinônio de dor, tristeza, solidão. Mas se Jesus foi levado ao deserto, há um mistério que devemos passar, para que Deus faça, em nossa vida e através de nossa vida. Ou seja, não só em mim, é para próximo também. E lembre: depois do deserto, todos ficaram melhor. 

Deserto não é abandono de Deus. Se Deus te levou ao deserto Ele tem algo grande, um plano para sua vida, está nos treinando para o que há de vir. Do jeito que estamos não podemos receber. Aprendemos só na dor, ninguém aprende na festa, num ajuntamento, com sorrisos. Reflexão é produzida pela dor (Eclesiastes 7:2).

Deserto é escola. Imprescindível. Precisamos desenvolver algumas hablidades que só treinando, o plano de Deus terá êxito em nós. E que seja feita a Tua vontade, Senhor.


(leia a continuação) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.