quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Discipulado (pte.1) - Jo 14.5-14

Em minha peregrinação espiritual, e do que me lembro, desde 7 ou 8 anos, me questiono sobre Deus e seus propósitos. Alguns atributos são pessoais, intransferíveis, só nosso, enquanto discípulos. Deve haver um eterno inconformismo, bem como eterna denúncia sobre o que e como vivemos, sem os propósitos de Deus. Devemos viver uma vida que deve ser vivida (e não viver "tudo o que há para viver"), para servir e testemunhar ao mundo o nosso mestre, aquEle a quem seguimos, Jesus, o Cristo. Enquanto se vive dessa forma, jamais devemos preservar nossa santidade a custa de fugir deste mundo - muito menos, sacrificar esta santidade buscada, fugindo do mundo. Fica claro, portanto, para evitarmos o escapismo e o conformismo. O inconformismo é gerado em nós enquanto não somos participantes nem concordamos com este mundo.

Viver e testemunhar Cristo, é ser imagem e semelhança de Deus, pois nosso Pai deseja uma família com muitos filhos. É o mínimo que podemos ser, na essência de nossa existência, e portanto nossa busca diária, ser como Jesus no serviço, no amor, na fé, na perseverança, na obediência, e por fim, estar na mesma missão de Cristo.

Há que termos maturidade, e isso nada tem a ver com idade ou tempo de Igreja, nem conhecimento da Bíblia. Hoje, vejo Igrejas crescerem em número de pessoas, em dinheiro, em posses, em manifestações, mas àquilo que deveria ser e crescer - maturidade espiritual - são irrelevantes. Não há raiz, crescem sem profundidade, assim estas árvores não serão frondosas, crescem, mas serão sem fruto algum. É importante crescer na Palavra de Deus para gerar uma fé sólida. Para alcançar maturidade espiritual, sua peregrinação deve ter visão renovada, clara e verdadeira, firmada num Jesus autêntico, jamais histórico.

Um discípulo honra a criação de Deus, principalmente, o meio ambiente. Vejo pessoas saindo da Igreja onde congregam jogando lixo na rua, maltratando seu filho e esposa, ou até roubando e enganando um filho de Deus. Um dos mandamentos de Deus foi "cuidar e guardar a terra".

Simplicidade, tem a ver com humildade. Digo, sem medo de errar: não acumule riquezas que te prendem nesta terra e impedem sua entrada no céu. Que nosso estilo de vida não seja predatório, egoísta, acumulador de riquezas, desperdiçador e usurpador, mas seja simples, contribuindo generosamente, em justiça social. Nunca haverá "justiça" sem amor, lembre disso.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.