segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Epifania (pte.1) - Mt 2.1-14

Quero falar sobre "epifania" porque enquanto o mundo religioso e político na época do nascimento de Jesus se preocupava com Sua chegada, os que nada tinha a ver com isso, celebravam e ansiavam, pela presença do Messias. O que tem a ver a epifania (do grego, significa "manifestação", conceito cristão onde a Bíblia se refere ao modo que Deus se revela aos homens) com a encarnação de Jesus?

Primeiro, Jesus é Deus. E Jesus mostrou a todos que nasceu para estender a todos a Salvação, para se entregar e morrer por todos, nos amando quando ainda éramos pecadores.

Epifania é a presença viva, experiência, percepção de Deus na vida de cada um. A sarça ardente (Ex 3.2) foi uma epifania, bem como a transfiguração de Jesus (Lc 9.29), os discípulos á caminho de Emaús (Lc 24.15,16), a encarnação de Jesus é a própria presença de Deus entre nós! (Jo 1.1-15).

Interessante é que, estamos na presença de Deus a todo momento - Deus é onipresente - apesar de alguns orarem: "Entrando em Tua presença, Senhor...". Pior deve ser a última pessoa que ora: "Saindo da Sua presença, Senhor...", é isso? Não existe essa possibilidade. Se sai da presença de Deus só pode ir para o inferno! 

E é na presença de Deus que somos tomados de choro, arrependimento, gratidão, medo, temor, e só assim é possível entender porque na Bíblia, quando Deus se aproxima do ser humano, logo diz: "Não temas!" (Jo 6.20), porque a presença de Deus na experiência de uma epifania faz com que temamos, não tem jeito.

Os homens da Bíblia que vivem na presença de Deus nos dão exemplo de comportamento. Abraão tinha essa consciência, vivia na presença de Deus constantemente e viveu repetidas epifanias (Gn 12.1-3), e ele segue sua vida pisando nas promessas feitas por Deus: Ser pai de grande nação, abençoado, sua descendência estará sobre todas as famílias da terra, seria protegido de Deus pois àqueles que o amaldiçoarem, seriam amaldiçoados, e os que o abençoarem, seriam abençoados.

(Leia o post seguinte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.