segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Epifania (pte.2) - Mt 2.1-14



A fé em Cristo nos leva ao céu. Mas até lá, viveremos o inferno aqui. Ou seja, viveremos situações que nos façam buscar a Deus verdadeiramente, de todo coração.

Quer conhecer Deus? Ser abençoado? Entenda que terá que encarar o mal e usar suas próprias experiências porque só buscamos a Deus quando é difícil (ou impossível) enfrentarmos o que não conseguimos vencer, e como fracos ou derrotados, buscamos o Senhor - qual o motivo real de buscar a Cristo se temos o poder de vencer os obstáculos? Para que Deus? Este o maior argumento dos ricos, que possuem tudo, até a ficha cair. Este é o nosso vale da sombra e da morte - viver sem Deus.

Falo do inferno como ambiente onde não há vestígio da presença de Deus - onde sustenta o mundo através da Sua Graça (afinal, a chuva cai para justos e injustos). Onde há esperança há sinais de Deus, e nestes lugares, ninguém estende a mão para ajudar: solidariedade, generosidade, compaixão, e estas são a prova da presença de Deus. 
É nesses ambientes que se perde até o sabor, pois há angústia, desespero e aflição, sem qualquer sinal de Deus.
Nesses ambientes há culpa, vergonha, abandono, e parece que Deus não é alcançado, nem responde e começamos a duvidar da presença de Deus, não desfrutando da alegria de Sua presença porque desconfiamos que a situação adversa não vai passar e a tristeza que nos abate, será a nossa vida eterna.

Esse inferno vemos todos os dias na Tv (morte, corrupção, sequestro, violência, iniquidade, mal) - o que detém uma pessoa que não teme a Deus? É quando achamos que o desespero não sai de nós que caímos de joelhos no chão e nos rendemos ao Senhor, clamando por Sua presença. Esse desespero vivido é o mundo que vivemos quando Deus está ausente ou abandonamos a presença de Deus para viver nossa vida, e ignoramos que, em tudo, dependemos do Senhor para viver uma vida que deve ser vivida.

Quando achamos Deus?
Somente quando o buscarmos de todo o coração. E o buscamos de todo coração porque vivemos o inferno: o advogado não resolveu, o remédio não resolveu, o dinheiro não resolveu, a oração do apóstolo não resolveu, o perdão não resolveu, e é aqui, passando pelo inferno que buscamos a Deus de todo o coração - porque foi tudo (ou só isso) que nos restou.

(leia o post seguinte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.