sábado, 26 de setembro de 2020

O que esperarmos? - Hb 5.1-4

Fiz Teologia e me considero um teólogo. Prego a Palavra de Deus. Sou líder de um Grupo de Comunhão. Faço muitos projetos que nem sempre são postos em prática. Mas busco a seguinte reflexão: "O que as pessoas esperam de mim, como pastor?"

Ser íntegro e fiel às Escrituras Sagradas para nutrir o povo de Deus, é uma premissa. Para onde as pessoas olham? Para o exemplo que deve ser a sua família, sendo ela, o primeiro rebanho a ser pastoreado. Só então, acreditarão que este homem poderá pastorear uma Igreja. Devo ser terno, amável, sem orgulho, sem carteirada, ser primeiro ser humano, depois um pastor. Vejo péssimos exemplos, então arrisco dizer que um pastor também não pode ser centralizador (por mais que digam que não o são), nem opressor. Porque um rebanho vítima de um pastor que centraliza tudo, geralmente é infantilizado.

Acredito que um líder espiritual deva orar, não só por seu rebanho, mas orar com eles. Contribuir para a busca de santidade daqueles que não sabem como fazer. Traduzir em palavras simples as Palavras de Deus no intuito de ajudar, contribuir a andar debaixo da vontade de Deus, demonstrando o sentido e propósito na vida cristã.

Estar pronto a socorrer, a hora que for, em momentos de crise e desespero - por isso, tenho um projeto para atendimento 24 horas da Igreja, porque os problemas sempre acontecem inesperadamente, quem tem fome não pode esperar até segunda-feira, e a oração deve ser feita segundo a necessidade, jamais segundo a minha disposição.

Outro ponto importante é ouvir. Sempre digo que temos 2 ouvidos e só uma boca, assim temos que ouvir 2 vezes mais do que falamos. Tenho aprendido a ser assim, porque os desabafos, problemas pessoais, buscam respostas sempre no homem de Deus, naquele que Deus levantou e é reconhecido. Chorar com os que choram é mais difícil que sorrir com os que sorriem (estes, já estão ao redor das pessoas).

Fundamental é jamais desistir de alguém. Um homem de Deus não pode alegar que alguém não tem jeito. Devemos estar ao lado de quem sofre, mesmo que em silêncio. Infelizmente, ouço líderes dizerem que não são "personal espiritual".

E por fim, devo sempre trazer porções da Palavra de Deus para levar esperança a quem já a perdeu. Repreender, se necessário e exortar ao arrependimento, sempre com amor. Nosso ministério é o da reconciliação. Precisamos exortar os cristãos a servir e assim, manter a chama do amor a Deus no propósito de glorificar ao Senhor.

Enfim, os ministérios dentro da Igreja, e seus líderes, devem ser treinados a servir com eficácia, a ponto das pessoas identificarem seus dons, dados pelo Espírito Santo, para servir à Igreja do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.