segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Propósitos (pte.1) - Ex 14.14-16

Muito antes de aceitar a compreensão de "propósito de Deus" como simplesmente "Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados" (Lc 12.7) - como se fôssemos marionetes guiados por cordões nas mãos, pés, cabeça, mente, coração e boca, apesar de ser uma declaração bíblica, verdadeira - tenho dificuldade em aceitar esse simplismo. Mesmo porquê, continua a existir aquele que ama a Deus e oferece o melhor (sua vida) e aquele que não quer saber de Deus. Deus nos criou, sim, nos conhece e sabe que somos pó (talvez nós é quem não saibamos) mas há muito mais, antes disso. Tenho certeza que Deus não irá responder se você orar e perguntar com quem deveria se casar: com a loirinha ou com a moreninha. Nem se orar para que, no dia do casamento de seu filho, Deus não permita chuva para não estragar a festa -  ou imagina Deus ordenando às nuvens para não estarem juntas, carregadas, para que não chova, pois seu filho pediu? Isso não existe (leia Sl 115.16). Não consigo pensar que Deus escolheu meu cabelo, com quem iria me casar, meu corpo (antes ou depois de engordar?), mas e as minhas decisões? E o meu plantio? E a minha semeadura? Nem vou falar de livre arbítrio.

Propósito é cumprir uma missão, a tarefa que Deus nos incumbiu pois há um papel neste mundo que é só meu. Assim, viver com propósito é cumprir e realizar o ofício delegado por Deus.

Propósito é a razão pelo qual algo existe. A faca existe para cortar, o remédio para curar, o veneno para matar. E nós? Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, para glorificar o nome do Senhor - mas onde está isso em nós?

Por princípio, Deus é ¹Espírito (Jo 4.24a), é pessoal (Jo 14.6-10), é plural (Mt 28.19; Gn 1.26) e 4criador (Gn 1.1).

Deus é ¹Espírito e em nossos 5 (cinco) sentidos é impossível ver, ouvir, cheirar, falar ou tocar em Deus. Assim, sendo criados à imagem e semelhança do Pai, somos seres espirituais (habitando em corpos físicos). 

Deus não é energia, não é força, não é um ser de luz, não é poder, não é (sua) verdade. Deus é uma ²pessoa, que pensa, sente tem vontade, autoconsciência. Deus é espiritual e pessoal.

Deus é ³plural: A Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), são 3 (três) numa pessoa. Nós somos espirituais, pessoais e plurais (somos a unidade de muitos).

Deus criou céus e terra (Gn 5.1; Is 14.24), e no mesmo raciocínio em sermos imagem e semelhança, temos a criatividade e capacidade de criar, por mandato de Deus, a participarmos da criação: "Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a" (Gn 1.28).

Quando compreendermos o que envolve ser criado à imagem e semelhança de Deus, conseguiremos entender os propósitos de Deus: ¹Transcender, ²crescer, ³conviver e construir.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.