segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Qual seu desejo para 2021? (pte.1) - Fp 1.9-11

Antes de desejar o que acha melhor para você em 2021, quero dizer: Quanto mais egocêntrico, preocupado com realizações  pessoais, individuais, maior a possibilidade de insatisfação, vazio espiritual e de infelicidade. O hedonismo e a religiosidade repassam o conceito de "vida feliz" como sendo algo que temos que buscar invariavelmente, sempre maior que a si mesmo, e não buscar algo dedicado, algo que não temos, que está fora de nós. Será que por isso mesmo há tantas pessoas infelizes? Desejar algo que não é para si mesmo, fica fácil perceber que está fora de nós, e isto sim, é chegar próximo da felicidade.

Jesus teve uma boa conversa com Bartimeu (Mc 10.46-52). Cego (nada via) e mendigo (nada tinha), Jesus perguntou o que era importante para a sua vida, ou o que ele desejava: "O que quer que Eu te faça?". E você, o que resolve sua vida? Tem certeza que é dinheiro? Qual é o seu desejo para 2021? Neste caso, um cego, é quase óbvio que ele desejava ver. Não necessariamente. Ele poderia querer ser rico, ou sair da mendicância, ou um iPhone 12, ou até um bom casamento. Tantas opções. O problema é saber pedir. Muitos nem saberiam o que pedir, outros pediriam errado (Tg 4.2,3). 

Nos achamos pequenos deuses (algo que alguns coaching-pseudo-pregadores andam dizendo - FUJA destes!), a coroa da criação, logo não nos bastamos em nós mesmos. É diferente de Deus, que se basta em si mesmo, não precisava ter-nos criado. Mas por amor, criou. Agora, pense: Por ter nos criado Ele seria menos Deus? E nós, porque termos sido criados, somos deuses? Se somos algo, enquanto filhos de Deus é apenas para glorificar o Seu nome, não a nós mesmos. Chega dessa vanglória (a glória vã). Somos fruto do amor, do sacrifício, da bondade e do cuidado. Só por isso existimos, porque precisamos de algo fora de nós, não temos vida em nós mesmos, é nEle que vivemos, nos movemos e existimos (At 17.28). Como seres desejantes - não é ruim desejar, está intrínseco ao ser humano - e se desejamos, é porque não temos, está fora de nós.
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.