segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Qual seu desejo para 2021? (pte.2) - Fp 1.9-11

Tudo isso para dizer que sonhar e desejar carrega em si uma responsabilidade enorme. Adão e Eva, entregaram-se ao objeto do seu desejo: serem iguais a Deus. As esposas dos patriarcas bíblicos (Sara, Rebeca e Raquel) desejavam filhos. Estéreis, carregavam a pecha de maldição (Raquel desejou morrer se não tivesse filhos). 

Desejos estão ligados à existência humana, ligados ao legado a ser deixado, e estes desejos, nos faz sentir vivos, como conquistar um sonho, uma realização.

Existem pessoas vazias de desejos, e são monótonas, porque não há sonhos ou ambições, estão anestesiadas (deixa a vida me levar). Existem pessoas que até sonham, mas aguardam, até que se realize seu desejo como num passe de mágica. Existem aquelas pessoas que também aguardam algo acontecer, como um destino (assim a culpa da não-realização jamais será delas), a ponto do desejo possuir ela, não que elas tenham um desejo. Mas para nossa alegria, existem pessoas que jamais deixam de sonhar, e nos ensinam tanto. Ao fazer nossas filhas dormirem quando pequenas, dizíamos que era hora de sonhar. Minha esposa dizia para as minhas filhas: "Agora vamos sonhar. O que você vai sonhar, filha?", e ela respondia: "Mãe, hoje eu vou sonhar com isso, isso e aquilo também". Aprendi que pessoas assim, além de realizar o sonho, o que nos alegra bastante, podem se apaixonar pelo que alcançam, o que conseguiram obter, mas também, desapaixonam fácil, não se apegam às coisas. Acredito que estas pessoas são as mais felizes.

Não é o desejar, o querer, ou como dizem os pastores-coachings hoje: "Vá atrás do seu sonho, planeje, e alcance, pois Deus quer ver seus filhos felizes". Que dó... A Palavra de Deus nos mostra que mesmo sendo homens separados por Deus, desejaram, mas erraram: Davi desejou Bateseba (II Sm 11.2), viu morte. Salomão obteve tudo o que viu e desejou, viu enfado (Ec 2.10). Há o comerciante da pérola que não pensa em outra coisa e vende tudo apenas para obter o seu objeto de desejo (Mt 13.45,46). Nas palestras e treinamentos em empresa que faço, sempre digo que as pessoas projetam sua felicidade: Quando eu casar, quando eu ganhar dinheiro, quando eu subir de cargo, quando eu tiver filhos, quando eu comprar um carro 0km... quer dizer que só será feliz "quando" conseguir essas coisas? E antes ou durante o caminho, não?
Sonhos de Deus são completamente diferentes do desejos humanos (Pv 19.21). O homem deseja, e Deus dá risada.
(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.