quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Perdoar traz cura (pte.2) - Lv 19.18

Na Bíblia, fazer o mal, ciúmes, rancor, impulso e vingança, tem a ver com uma experiência maravilhosa de perdão: José do Egito. Se alguém já se vingou um dia, não deve se orgulhar disso, pois quem busca vingança não quer só punição justa, mas causar sofrimento, por ser motivado pelo ódio. A vingança, além de pertencer ao Senhor, contraria qualquer ato de amor, pequeno que seja. Alguns chamam de justiça, para não ficar mais feio e sentir-se mal.

José, 11º filho de Jacó, preferido por ser Raquel a sua mãe, e esta ser a mais amada de Jacó, vendido, preso, alcançou o 2º posto, abaixo apenas de Faraó. Numa seca predita, teve oportunidade de sentir ódio, raiva, ou melhor, querer justiça para vingar-se de seus irmãos, poderia pensar que Deus era com Ele, estava num cargo majoritário, poderia requerer as cabeças daqueles que quiseram matá-lo, mas... perdoou.

Há razões porque José não se vingou, segundo o rabino Harold Kushner, que compartilho pois entendo que quando praticamos o mal por vingança, nos nivelamos ao mal recebido. Não há diferença entre o mal que nos fizeram e o mal praticado por nós. Mal por mal, quem é melhor? 

Em tempos de rede social, e toda a agressividade de quem discorda da nossa opinião, tenho para mim que, o maior mal que alguém pode fazer é tentar contra minha vida a ponto de me transformar numa pessoa igual ao meu ofensor. Já cheguei a dizer à minha esposa que não vou devolver o que me fizeram, vou orar para que eu não faça nada (porque sou capaz de fazer), ou serei igual ao meu ofensor, e honestamente, não sou igual, eu posso ser melhor que isso!

Quando temos o impulso de pagar o mal com o mal, ele se instala. Não é uma visita ou apenas um ato, o mal mexe com a nossa estrutura e existência, porque somos novas criaturas e em mim, habita o Espírito Santo de Deus. E praticar o mal acaba sendo uma saída para nossas falhas, contamina nosso coração, e agora, não é só contra quem nos fez mal (a vingança), mas passou a ser um estado do ser, uma atitude, tornamo-nos malvados e o que sai de nós é na forma de rancor, raiva e ira, e assim, por suspeitar mal de todo mundo, tratamos mal quem for.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.