domingo, 24 de janeiro de 2021

Sofrimento e esperança (pte.1) - Pv 13.12 + Pv 17.22

 

Corpo, em grego, quer dizer "soma", ou seja, natureza física, alma, mente e espiritual - ou, psicossomático. Assim, o ser humano é indivisível. E por ser indivisível, as partes deveriam ser tratadas juntas, não fatiadas, como tem sido. Muitos tratam separadamente o corpo físico da mente, da alma e do espiritual. Tratam a mente (psicólogo) quando o problema é emocional (alma), tomam remédio diante de um problema físico (ansiolítico, com efeitos colaterais), e tratam do espírito na Igreja, com oração, e estes, que cuidam do espírito, tendem a não tomar remédio para gastrite (corpo), por exemplo, porque a gastrite é problema físico, resultado do sistema nervoso, suco gástrico, feridas no estômago, que foi afetado pelo lado emocional, o que no caso, seria como tomar um remédio para dor de cabeça quando se está com dor no estômago.

Como eu disse, se fatiar, a doença toma conta. O que acontece com o corpo afeta o espírito, e o que acontece com o espírito afeta a alma, e o que acontece com a alma, afeta a mente, e todos afetam o homem completo - daí o psicossomático. Alguém duvida que precisamos de Jesus?

O texto, porém, nos mostra que um coração em paz dá vida ao corpo, e o coração angustiado oprime o espírito, porém, o espírito do homem o fortalecerá na doença.

A Palavra de Deus também acena que, aos bons olhos está reservado um corpo bom, reflexo de uma mente, alma e espírito bons, e o contrário está exatamente na mesma proporção e verdadeiro: Se os teus olhos forem maus lhe é reservado um corpo tenebroso - nada atraente ou talvez até uma cilada para sua vida (Lc 11.34).

depressão (medo do passado) é diferente da ansiedade (medo do futuro), pois com medicação, se equilibra a química do cérebro, podendo viver num estado de espírito melhor. O problema é a angústia - ela mata. É uma dor que não se resolve com remédios porque a dor não está no corpo, sua origem ainda é desconhecida. Não sabemos porque dói, mas dói.

Entenda: para tudo aquilo que não existe medicina, existe a paz de Deus, que supera toda e qualquer compreensão que um dia possamos ter. Sempre disse que viver é mais que sobreviver.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.