quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Perdoar, traz cura (pte.4) - Lv 19.18

Acredito que José não queria ser definido pelo mal: "Coitado, esse é o José, fizeram mal a ele!". Ele queria se libertar da dor da traição, e essa dor, só o perdão cura. Quando guardamos rancor e desejo de vingança, o qual chamamos de "justiça", queremos um pedido de desculpas. Ainda Harold Kushner, diz que "O perdão é um bem que se faz a si mesmo". O perdão cura porque abre mão da expectativa da oportunidade que poderia ter em acontecer algo de mal para quem lhe causou mal, e a tentação de ser reconhecido superior por quem lhe fez mal.

Há um único pedido de perdão, e é para Deus: "Perdoa nossas dívidas" (Mt 6.12). Todos os outros, sou eu quem deve liberar perdão, deve sair de mim, pois perdoar é um ato unilateral: eu perdoo, independente se você me perdoa. Mesmo que tenha vontade de socar alguém, deixa para Deus. 

Usamos Deus para a nossa maldade e me torno malvado. Deus, que promete vingar-se, diz: "Deixa comigo, filho, eu vou perdoar ele, porque você não consegue". Entrega nas mãos de Deus, porque Ele é misericordioso, compassivo, paciente, e Suas misericórdias se renovam a cada manhã, e Jesus, o Filho do Deus vivo, é o Príncipe da paz. É nessas mãos que deixaremos nossa vingança, porque nós, simplesmente, não conseguimos.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.