terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Vivo, por isso, prego (pte.1) - I Cor 9.14


A visão que tenho ao olhar para a composição de líderes de uma Igreja, o corpo eclesiástico por assim dizer, de qualquer e/ou principais denominações, constato um padrão. Sim, porque grande parte, senão a maioria destes líderes começaram a ministrar a Palavra de Deus antes mesmo de estudar, de modo sistemático e intencional, a Teologia. Essa grande maioria leu a Bíblia, mas exegeses, homiléticas e hermenêuticas á parte, a teologia sistemática ficou para trás. Cursos rápidos e até gratuitos estão á disposição na internet. Soube de um pastor que gosto e admiro, que ele nunca sentou nos bancos de um Seminário Teológico - mesmo porque, os Seminários de hoje em dia estão mais para difundir sua própria doutrina. A minha reação foi "Poxa, sem estudo Teológico esse pastor é excelente, imagino estudando Teologia sistemática". 

É o Espírito Santo quem levanta aqueles que ministram a Palavra de Deus, não o homem e suas credenciais. Porém, digo como alguém com chamado a pregar a Palavra, reconhecido pelo povo de Deus, por líderes da Igreja do Senhor, e pela minha família (algo difícil de acontecer): a falta da Teologia enquanto matéria de estudo sistemático, não impede a pregação, mas quando você possui conhecimento, Deus pode expandir, usar mais a sua vida. Quem prega o que não sabe, não se sustenta. Se alguém conhece apenas o livro de Salmos, Deus irá usá-lo. Se alguém conhece o Novo Testamento, Deus irá usá-lo, da mesma forma. Neste raciocínio, se alguém conhece a Palavra de Deus (e a aplica), imagine o quanto Deus o usará como vaso de honra?

Entendamos da seguinte forma, Deus, sua criação e seus mandamentos e desígnios, existem muito antes da primeira linha ser escrita num papiro. 

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.