domingo, 24 de janeiro de 2021

Sofrimento e esperança (pte.3) - Pv 13.12 + Pv 17.22

 

Harold Kushner, um rabino de Nova York (já o citei algumas vezes) é autor do livro "Quando coisas ruins acontecem a pessoas boas" onde relata a história de seu filho, Eron, de 14 anos (virou filme: "Benjamin Button"). Diante da caminhada com seu filho perecendo dia a dia, viu a necessidade de reaprender Deus, reaprender a Bíblia, porque disse que não conseguiria ensinar mais, o que um dia aprendeu. Já não sabia se ainda cria no que um dia acreditou e ensinou. Harold Kushner teve que revisitar sua fé, sua convicção espiritual, discernir onde estava Deus e como Deus estava diante deste enorme sofrimento - afinal, seu filho iria morrer - são essas coisas ruins que acontecem a pessoas boas. E as pessoas que tentavam consolá-lo pioravam a situação porque expressavam o que nós já ouvimos: "Deus está agindo na sua família, em seu filho" - dizendo praticamente que talvez merecessem passar por isso. É aquele papo de que "Você fez algo para merecer isso. Peça perdão" ou "Foi Deus que quis assim", parecido com os Tobias, Gésens e Sambalates da vida. Desculpe, mas não acredito nisso. Erramos, pecamos e pedimos perdão, sim, mas não pagamos por algo que não sabemos - afinal, isso é uma doutrina espírita? O raciocínio de que dá certo para quem faz o certo, e dá errado para quem faz o errado não é resposta para o sofrimento, Deus não pode ser o causador de todo mal que nos acomete. Daqui há pouco vão dizer que, como eu sou bom e mereço coisas boas. Não caia nessa teologia (?) coaching.

Quantas vezes ouvi que, se alguém sofre, é porque está em pecado ou se está sofrendo é porque há algo errado em sua vida. Lembre, antes de dizer "concordo", que Deus não nos trata segundo os nossos pecados, nem retribui nossas iniquidades (leia Salmos 103.8-14),mas Suas misericórdias duram para sempre. Só um Deus amoroso faz isso.

Quantas vezes ouvi: "Não consegue engravidar? É por causa daquele aborto que você fez!". "Dificuldade financeira? É por causa do adultério!". Deus permite o deserto para que saiba e reconheça quem Ele é? Através de Jesus, o Cristo, nos tornamos co-herdeiros, filhos amados, acha mesmo que Deus é um carrasco manipulador? Deus é pai, não padrasto. Essa mentalidade de que as pessoas que cometem pecado são merecedoras de seu sofrimento, NÃO encontra respaldo na Bíblia.

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.