quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Perdoar traz cura (pte.1) - Lv 19.18

 

No texto de Lv 19.18 que me inspirou a escrever, "amar ao próximo" tem ligação com rancor, ira e vingança. Ao ler num livro que judeus (rabinos) interpretam desta forma: "Não guarde rancor nem vingança porque seu próximo é você mesmo" - mudou minha concepção. Eu, você e o próximo, somos a mesma pessoa!

O filósofo austríaco, naturalizado judeu, Martin Buber, disse: "É como se a mão direita descascasse uma maça com uma faca, e ferisse a mão esquerda. O maior tolice que poderia fazer seria passar a faca para a mão esquerda e então, ferir a mão direita". Não faz sentido. Ambas as mãos são da mesma pessoa, assim como eu e meu próximo somos iguais, logo, os mesmos para Deus.

O que está no coração do próximo está também em meu coração. Se há maldade nele, há maldade em mim - pois comungamos da mesma condição humana, com a mesma capacidade. Por isso fico inquieto em receber posts, notícias de que Igreja evangélica fez isso, pastores fizeram aquilo - porque na verdade, quem faz não é a profissão, é o ser humano! Assim como temos bons advogados, temos péssimos advogados, assim como temos bons pedreiros, temos pedreiros ruins. Mas há pessoas que querem nos provocar. Acredite, alguém por aí acredita que você quis fazer mal a ela. Boas novas para nós: Não guarde rancor, não faça mal, apenas ame. 

(leia a continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só há um caminho. Uma verdade. Uma vida. Deixe um comentário.